Notícias

12 de agosto de 2019

Propostas de Políticas Públicas para o Brasil

PROGRAMAÇÃO

Composição da Mesa de Abertura – Direção; Gestão; Supervisão; professores de Língua Portuguesa e Produção de Textos da 2a série (Ensino Médio); comissários (representantes eleitos nas turmas de 2a série); e convidados.

7h10 – Abertura com o Hino Nacional Brasileiro

7h15 – Apresentação cultural

7h20 – Fala de boas-vindas do Supervisor Pedagógico Rodrigo Mourão; discursos dos comissários

7h35 “COMPETÊNCIA V da Matriz de Referência do Enem – Redação: sua aplicação na Roda de Debate”, apresentação do mediador da Roda de Debate, prof. Jean Santos Otoni, de Produção de Textos

Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Língua Portuguesa: Ensino de Leitura e Produção de Textos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-graduado em História da África e das Culturas Afro-Brasileiras pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Língua e Linguagem Materna (Língua Portuguesa: leitura, análise linguística e produção de texto), Alfabetização e Letramento, com ênfase em leitura, compreensão e produção de textos nos níveis de Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Superior, com participação em duas missões oficiais no Timor-Leste, na Ásia, pelo Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa e Produção de Textos no Colégio Santo Agostinho – Unidade Contagem; professor do curso de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais. Além disso, é analista sênior de área do conhecimento no Colégio Santo Agostinho – Unidade Contagem, coordenando a área de Língua Portuguesa da Educação Infantil ao Ensino Médio.

 

7h45 “COMPETÊNCIA III da Matriz de Referência do Enem: sua aplicação na Roda de Debate”, apresentação do mediador da Roda de Debate, prof. Denis Andrade, de Língua Portuguesa

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Linguagem e Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Especialista em Letras, Português e Literatura; em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa; e em Língua, Linguística e Literatura pelo Instituto Superior de Educação Ateneu. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Textos nos níveis Fundamental, Médio e Técnico em escolas públicas e privadas de Belo Horizonte e Contagem. Atualmente é professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio no Colégio Santo Agostinho – Unidade Contagem; professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Contagem; e coordenador de Língua Portuguesa e Produção de Textos do Ensino Médio na Rede SESI em Minas Gerais.

 

7h55 – “Painel temático: A velocidade das mudanças climáticas e a lentidão das políticas públicas”, apresentação da Diretora da Unidade Contagem, Aleluia Heringer Lisboa Teixeira

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Avaliação e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (CEPEMG); Especialista no Ensino da Educação Física (PUC-Minas). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é diretora do Colégio Santo Agostinho – Unidade Contagem. Tem experiência na área de Educação Escolar em todos os níveis de escolaridade. É articulista do Pensar Educação em Pauta (FAE-UFMG) e da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais); Líder de Sustentabilidade da Sociedade Inteligência e Coração (SIC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação; Propostas Pedagógicas; Gestão Escolar; Educação Ambiental.

 

8h35 – 1ª RODA DE DEBATE: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO

10h – Intervalo (coffee break no local)

10h20 – Apresentação cultural

10h30 – “Painel temático: Saúde pública e saúde coletiva”, apresentação do prof. Apolo Heringer

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com tese intitulada: Projeto Manuelzão: uma estratégia de transformação da mentalidade social. Idealizador e fundador do Projeto Manuelzão, da Faculdade de Medicina da UFMG (1990 e 1997). Graduado em Medicina em 1967, pela UFMG. Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Epidemiologia. É professor no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, como preceptor do Internato em Saúde Coletiva (antigo Internato Rural). Ativista ecológico, mobilizador e formulador político, escritor, com livros e artigos de divulgação ampla nas áreas literária, médica e política. Tem experiência e especialização, sentido amplo, em Pneumologia Sanitária, adquiridas, sobretudo, no Hospital Universitário Issad Hassani, em Argel, na Argélia, em atividades hospitalares e de campo no combate à tuberculose. É especialista em Pneumologia Sanitária e Epidemiologia em cursos na França e na Bélgica.

 

11h10 – 2ª RODA DE DEBATE: SAÚDE

12h20 – Intervalo (almoço)

13h30 – “Painel temático: Engajamento!”, apresentação do psicólogo Jairo Stacanelli

Psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Psicologia e Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Educador pelo St. Gilles College, em Londres. Psicólogo do Cruzeiro Esporte Clube por 11 anos. Consultor em Educação e Psicologia para a TV Alterosa e a Rádio América. Apresentador e idealizador dos programas Pra Mudar o Mundo e Horizonte Debate, da TV Horizonte.

 

14h10 – 3ª RODA DE DEBATE: HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

15h30 – Intervalo

15h50 – Considerações finais e encerramento – entrega de display para os Destaques na Roda de Debate

Compartilhe