Notícias

17 de maio de 2018

4ª edição da Bienal do Livro

Galeria de Fotos

Realizamos no mês de abril a 4ª edição da Bienal do Livro. Com o tema “Fala, bicho! Animais na literatura e as histórias que eles contam”, o evento esteve repleto de atrações especiais.

Organizado pela equipe da Biblioteca, coordenada pela bibliotecária Ana Paula Oliveira, com o apoio da área de Língua Portuguesa, o evento incluiu uma Feira do Livro com exposição e venda, sugestões de educadores, entre eles os autores Flávio Berutti e Leny Louzada, escritores da comunidade educativa.

Segundo a diretora do Colégio Santo Agostinho - Contagem, Aleluia Heringer, a Bienal cria condições para o fortalecimento do ambiente de aprendizagem. "Ao se deparar com livros, contatos com autores, rodas de histórias, chamadas para leituras ou para escrita, entre outras atividades, os estudantes se aproximam, ainda mais, do universo da literatura. Ao degustar estes alimentos ‘para a alma’, os alunos têm maiores chances de despertar o gosto e seguir em frente na descoberta deste mundo, e isto pelas próprias pernas. A escola só dá um empurrãozinho!", diz a diretora.

A "Plataforma Terráqueos", projeto social e ambiental do Colégio, teve um espaço reservado decorado com colcha de retalhos confeccionada especialmente para o evento. Em sua elaboração foi usada a técnica de pintura com os pés e mãos das crianças da Educação Infantil e imagens de animais foram formadas. Os direitos dos animais também foram exibidos na colcha.

Houve ainda contação de história de clássicos como “O sapateiro e os anõezinhos”, pelos encantadores de histórias Jhê Delacroix e Marcos, e outras histórias de animais como “Os bichos que tive”, além de bate-papo com o autor do livro “Ninguém me entende nessa casa”, de Leo Cunha. A programação também incluiu a oficina de desenho “Construção de personagens e histórias em quadrinhos”, com profissionais da escola de artes visuais, Casa dos Quadrinhos, além do concurso de redação “Fala, bicho! Animais na literatura e as histórias que eles contam”, com premiações para os dois primeiros lugares.

Como encerramento do evento, foi realizada a Cerimônia de premiação do Concurso de Redação dos estudantes do 4º ano à 3ª série do Ensino Médio que se destacaram na produção da redação com a temática da Bienal do Livro 2018. Clique aqui e confira a Coletânea que reúne fábulas, contos e artigos produzidos pelos estudantes.

 

Compartilhe