Notícias

30 de junho de 2019

8º edição SIAC: COP25 - Conferência de Paris

Galeria de Fotos

A Simulação Interna Agostiniana de Contagem (SIAC) promove a aproximação do estudante com temas de contextos internacional e nacional, visando principalmente desenvolver sua capacidade de oratória, parâmetros éticos para atuar numa realidade local, tendo em vista que, de acordo com a evolução do cenário socioeconômico atual, nossos jovens necessitam cada vez mais desenvolver múltiplas habilidades e ampliar seus conhecimentos.

Segundo o professor de geografia e coordenador da SIAC, Márcio Rocha, o objetivo do projeto é estimular nos alunos o espírito de cooperação e solução de conflitos, promover pluralidade, diplomacia, respeito, e ainda estimular a capacidade de liderar, se portar em público e o exercício da oratória.

O evento é também uma preparação para os alunos do Ensino Médio participarem de outras simulações, como a Minionu e o Tribunal Internacional Estudantil, o TRI-e. Em 2014, 2017 e 2018, os estudantes do Colégio Santo Agostinho - Contagem conquistaram o 1º lugar no TRI-e, promovido pela respeitada Escola Superior Dom Helder Câmara.

Nesta 8º Edição, a Simulação teve o propósito de debater as questões relacionadas ao Meio Ambiente, especificamente o clima sob a ótica da COP25 (Conferência do Clima das Nações Unidas), destacando também a sustentabilidade.

Como nossos lares serão no futuro? Quais critérios um produto deve atender para ser realmente “sustentável”? Como nossa economia deve mudar para as pessoas e o planeta? Quais fontes de energia se adequam melhor a este modelo de desenvolvimento? E como será o clima do nosso Planeta daqui a 50 anos? Essas foram algumas das indagações que os estudantes do Ensino Médio responderam na SIAC 2019. 

Compartilhe