Notícias

13 de novembro de 2019

A Formação Cultural da População Brasileira

As turmas do 4º ano do Ensino Fundamental I realizaram atividade interdisciplinar de Geografia/História para aprofundar os conhecimentos na formação cultural da população brasileira.

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.

A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira.

Nesse contexto, os alunos do 4º ano escolheram um dos grupos étnicos, pesquisaram e trouxeram um objeto, um adereço ou um prato típico para ser apresentado para a turma. A temática pesquisada foi: “Como esse aspecto influenciou na formação cultural brasileira?”.

 

Compartilhe