Notícias

25 de março de 2019

Aprendendo sobre a Paleontologia

O professor Cástor Cartelle, curador da coleção de Paleontologia do Museu da PUC Minas, esteve no Colégio Santo Agostinho – Contagem para palestrar para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II. A visita dele faz parte do projeto Memória e Identidade, momento em que os estudantes investigam as origens do ser humano, o desenvolvimento de tecnologias e o surgimento das sociedades, após a leitura do livro “Meninos da Planície” - Autor: Cástor Cartelle - Editora: Lê.

Cartelle apresentou para os estudantes o que são fósseis, paleontologia, arqueologia e como é desenvolvido o trabalho de um paleontólogo na busca de registros históricos, que permite descobrir espécies extintas e vestígios dos seres humanos das sociedades ágrafas.

O professor Cartelle é referência mundial em sua área e como escritor demonstra extremo respeito à inteligência das(os) crianças/adolescentes, pois constrói narrativas atraentes que não subestimam o uso do vocabulário que integram áreas diversas.

Após a palestra, os estudantes participaram de duas atividades diferenciadas. Acompanhados pelo professor de geografia fizeram um estudo relativo à formação das cavernas usando um documentário como fonte e participaram de uma oficina de pintura usando pigmentos naturais na qual reproduziram pinturas rupestres e, em seguida, pintaram reproduções de fósseis.

 

Compartilhe