Notícias

03 de maio de 2018

Cientistas mirins

As crianças estavam curiosas para saber o que é umscientist”. As professoras Carolina Martins, do Programa de Bilinguismo, e Camila Monte Alto, do 2º período, tiveram a ideia de levá-las ao laboratório de Física do Colégio. Conversaram com os professores Patrick Bonnereau e Ivan Pontelo, que acolheram o pedido. E com muito carinho eles planejaram um circuito incrível.

Pela primeira vez, elas foram ao laboratório e, de imediato, tiveram uma surpresa. Encontraram um ambiente envolto em fumaça e penumbra que criou um clima de magia. Com olhos atentos, espelhando curiosidade e deslumbramento, elas foram apreciando e brincando com o circuito. Primeiro viram a formação de ondas projetadas na parede, depois tentaram pegar um porquinho criado com holografia, em seguida, viram o professor Ivan de cabeça para baixo na câmara Pinhole e, por fim, atravessaram feixes de laser. E tudo foi narrado em Inglês.

Uma vivência para despertar e ampliar o interesse das crianças pelas Ciências, para suscitar interrogações e desenvolver potenciais. Uma aula lúdica que enriquece o currículo a partir da curiosidade da criança, do que ela gostaria de aprender e não somente do previamente definido. Uma oportunidade para a criança ir se aproximando da Física muito antes de chegar ao Ensino Médio. Uma atividade que mostra como é possível e rico o trabalho interdisciplinar.

Por certo, as crianças não são capazes de compreender cientificamente o que viram, mas a experiência deixa perguntas e encantamento, elementos que instigam o desejo de aprender. Por tudo que viveram, o momento foi inesquecível! Ou como disse a aluna Isabela Martins para agradecer os cientistas: "It's beautiful!"

Outras crianças confirmam:

"Gostei muito do laser e das experiências.  Meu sonho é ser um cientista de verdade!" - Heitor Elias

"Achei muito legal e percebi a experiência toda. Tinha um porquinho de brinquedo, e quando refletia a luz, ele parecia invisível" - Beatriz Norato

"Eu pus o dedo e quase consegui pegar o porco. Tinham muitas experiências que eu gosto!" - Rafael Vieira

"O porquinho que ficou invisível foi o mais legal!” - Wladimir Moreira

"Eu gostei porque o cientista fez um monte de coisa legal, tipo aquele porquinho que não deu para pegar" - Alberto de Almeida

 

Compartilhe