Notícias

04 de julho de 2018

Concurso de História em Quadrinhos

O objeto do concurso foi a adaptação de um dos capítulos da obra indicada para o 7o ano Quem tem boca vai ao Timor! Uma aventura pelo mundo da língua portuguesa, de Beto Junqueyra, para o formato de histórias em quadrinhos (HQs). Durante a Bienal do Livro: Fala Bicho, os estudantes participaram da Oficina de desenho “Construção de personagens e tirinhas”, com profissionais da escola de artes visuais, Casa dos Quadrinhos. Dessa forma, o professor Jean Otoni, de Língua Portuguesa do 7o ano, como promoveu com os estudantes da série a Mostra Cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, aliou todos esses elementos para construção de histórias em quadrinhos que pudessem impulsionar a leitura do texto literário indicado, bem como avaliar se os estudantes alcançaram com sucesso os objetivos das atividades propostas.

O resultado foi positivo e nossos estudantes de 6o ano, orientados pela Prof. Mariana Botarro, de Língua Portuguesa, votaram nas HQs que por uma semana fizeram parte do acervo da Biblioteca Gregório Mendel. Antes de compor o acervo, o Prof. Jean Otoni, avaliou as histórias em quadrinhos a partir dos seguintes critérios: pertinência ao texto original; interpretação e adaptação da história; utilização do formato HQ e criatividade. O professor ressalta que todas as histórias, totalizando 132, fizeram parte, pois foram bem construídas.

Nossos selecionados foram Rodrigo Soares do 7o ano D e Clara Louise Gaipo do 7o ano A. Os dois estudantes adaptaram, inspirando em um dos capítulos, além de trazer originalidade na escrita dos quadrinhos - diz o Prof. Jean Otoni, que também se vê muito feliz com a forma como todos os estudantes puderam apresentar os resultados da leitura. Além disso, destaca que, na 1a etapa letiva, os estudantes leram O Alienista, de Machado de Assis em quadrinhos, assim a clareza no que deveriam necessariamente produzir foi garantia de textos de qualidade e criatividade.

Clique nos links abaixo e confira as histórias vencedoras:

Quem tem boca vai ao Timor - Rodrigo Soares

Quem tem boca vai ao Timor - Lara Louise

Compartilhe