Notícias

26 de setembro de 2019

Consumo consciente

O projeto “Consumo Consciente”, desenvolvido com os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Agostinho - Contagem, integrando conteúdos de geografia, história e português, teve a finalidade demonstrar os impactos locais da exploração de recursos minerais. Além de todos os aspectos de pesquisa e informações que foram desenvolvidas em sala de aula, os estudantes realizaram um trabalho prático de contato com a comunidade do município de Mariana, local em que ocorreu o crime ambiental que matou o rio Doce e dizimou a comunidade de Bento Rodrigues.

Neste trabalho, ao visitarem uma mina, os estudantes puderam comparar os processos de extração mineral desenvolvidos no século XIX e os atuais. Posteriormente, entrevistaram os moradores do município e coletaram informações sobre aspectos da sustentabilidade local e os impactos da mineração industrial. Foi uma oportunidade muito bem aproveitada para conhecer um outro tipo de extração, vinculada ao artesanato, além de uma cooperativa de artesãos.

Nosso objetivo com este trabalho – especialmente endossado pela Plataforma Terráqueos nos eixos pelas PESSOAS e pelo PLANETA – foi sensibilizar os estudantes para o fato de que os problemas ambientais locais estão vinculados a decisões econômicas globais, que muitas vezes desconsideram as pessoas e a natureza.

Compartilhe