Notícias

03 de junho de 2019

Coroação de Maria

No mês de maio, a Catequese Familiar promoveu a Coroação de Maria, celebração católica muito valorizada na religiosidade popular mineira.

Durante esse mês, os catequizandos refletiram sobre a pessoa de Maria nos textos bíblicos e na tradição católica. Das páginas bíblicas, Maria emerge como “rosto materno e feminino de Deus”. Ela é “bem-aventurada por todos os povos” (Lc 1, 49). Aquilo que transparece em seu ser é uma profunda abertura a Deus na fé, por onde se revelam a ternura e o bem-querer divinos.

Conhecendo os muitos rostos e devoções a Maria na Igreja, os alunos puderam compreender aquilo que é mensagem central da vida cristã: o amor de Deus não é exclusividade de uma igreja ou religião, mas é destinado a todas as pessoas e povos. Deus se revela como aquele que não faz acepção de pessoas – seu amor é generoso e abundante, alcança a todos. E por isso mesmo, essa mensagem chega primeiro aos pequenos, excluídos, pobres, sofredores: eles devem ser os primeiros a serem servidos no banquete da vida. Uma mensagem desconcertante, ainda hoje!

Que essa mensagem tão fecunda acompanhe o amadurecer da fé desses jovens catequizandos, pois “da boca dos pequenos e de criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor! ” (Sl 8,2)

Compartilhe