Notícias

09 de abril de 2019

Dia Internacional da Astronomia

O Colégio Santo Agostinho – Contagem recebeu, no Dia Internacional da Astronomia (08 de abril), o Astrofísico Filipe Andrade (ICEX-UFMG), que recentemente fez descobertas importantes sobre aglomerados estelares.

Na palestra, o público aprendeu como localizar a olho nu as principais constelações visíveis do nosso hemisfério. Compararam as mitologias que geraram as constelações gregas com as mitologias da nossa cultura tupi-guarani. Além disso, presenciaram demonstrações práticas sobre a gravidade e como "funcionam" os buracos negros.

Como não foi possível realizar as observações pelos telescópios, a professora Ângela Lopes fez uma simulação do céu da cidade de Contagem, como o veríamos se não estivesse encoberto por nuvens. Isso foi possível através do programa Stellarium.

Filipe Andrade ficou surpreso com o incentivo que o Colégio oferece aos estudantes no estudo da astronomia e ciências. Agradecemos o interesse de todos os pais e estudantes que estiveram presentes nesse momento e aproveitaram ao máximo a presença do cientista.

Compartilhe