Notícias

05 de dezembro de 2019

Explorando o Universo da Matemática: portas abertas ao lúdico e aos desafios

Para trabalhar os conceitos matemáticos, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental  exploraram materiais diversificados. Foram utilizados recursos que fazem parte do cotidiano, como: tampinhas de garrafas, palitos de picolé, embalagens de produtos variados. Foram empregados também materiais concretos estruturados, dentre eles: quadro posicional, tangran, blocos lógicos, sólidos geométricos, o material dourado, fichas verdes e instrumentos de medida.

Com tais recursos,as crianças foram estimuladas a fazer análises para que pudessem chegar às suas próprias conclusões, aventurando-se pelo universo da Matemática de forma dinâmica e descontraída.

Os diferentes jogos trabalhados em dupla e em grupo, os recursos audiovisuais e os jogos pedagógicos explorados no tablete serviram para retomar e sistematizar os conteúdos, tornando as aulas mais elucidativas.

Os jogos de tabuleiro também foram tomados como estratégia de ensino. Na proposta mais recente, os estudantes confeccionaram, juntamente com os familiares, um jogo com objetivo de explorar as operações matemáticas. Utilizando recurvos variados e regras bem definidas, foram elaborados jogos divertidos, criativos e muito instrutivos.  As crianças do 4º ano foram convidadas a participar da proposta. Não faltou interação entre os pequenos. Em cada jogo foi possível notar um desafio diferente e muito envolvimento.

Ao longo do ano de 2019, a Matemática foi percebida por nossas crianças como um mundo repleto de possibilidades... Esperamos que nesse fascinante mundo a alegria de aprender permaneça sempre presente!

Compartilhe