Notícias

30 de agosto de 2019

Mês Agostiniano 2019

Galeria de Fotos:

Mês Agostiniano

1ª Eucaristia

Na escola, o nome “Santo Agostinho” representa um verdadeiro programa de vida e educação, constituindo-se como uma referência permanente daquilo que buscamos proporcionar aos estudantes: crescimento humano, espiritual e acadêmico. Portanto, o dia de Santo Agostinho, comemorado em 28 de agosto, é uma oportunidade para celebrar e conhecer melhor a vida, carisma e valores agostinianos que nutrem a jornada escolar.

Em 2019 algumas experiências e ações foram muito significativas:

1. A Casa de Santo Agostinho: um espaço muito acolhedor, onde os estudantes puderam encontrar e conversar com Santo Agostinho (interpretado por Lucas Fortunato, da equipe de pastoral do Colégio), conhecer sua trajetória de vida, refletir a beleza de ser amigo e de cultivar bons hábitos que auxiliam a organizar a vida dos estudos.

2. Encontro da Juventude Agostiniana: um grupo de jovens estudantes representará o Colégio de Contagem na V Jornada Agostiniana da Juventude. Em sua preparação, reúnem-se para conhecer e descobrir o “rosto jovem de Agostinho”, com suas inquietudes, buscas e respostas. Uma experiência rica e profunda de imersão na espiritualidade cristã e agostiniana.

3. Sacramentos e experiência de Deus: cerca de 30 adolescentes concluíram etapa importante de sua iniciação cristã nos encontros de Catequese. Celebrar os sacramentos da reconciliação e da eucaristia proporcionou a eles e seus familiares a experiência acolhedora e amorosa de Deus.

4. Um dia com Agostinho: E se Santo Agostinho passasse um dia inteiro em sua casa? Como seria? Com essa inusitada proposta foram confeccionados bonecos de tecido representando o próprio Santo Agostinho. As crianças da Educação Infantil tiveram a oportunidade de levar os bonecos para casa, acompanhando-os em suas rotinas. Com a visita do boneco às casas, as crianças puderam desenvolver o senso do cuidado, apresentar aos pais e familiares a história de Santo Agostinho e por fim promover um momento de oração e reflexão familiar.

5. Corações inquietos: adolescência e juventude são períodos em que razão e emoção emergem trazendo muitos anseios e questionamentos. Poder conversar sobre suas inquietudes num ambiente de amizade e confiança foi muito importante; assuntos como bullying e respeito às diferenças, aceitação de si mesmo e do outro foram de grande contribuição para a reflexão das turmas de 6ª a 8ª anos.

6. Celebração comunitária: como é bom reunir todos os alunos da escola numa grande celebração da unidade e pertença institucional! Tendo a figura de Santo Agostinho como fonte de inspiração, refletimos sobre o valor da partilha: aquilo que se aprende e se conquista tem mais valor quando é partilhado entre todos. Assim, destacamos a figura do professor e educador agostiniano: ele assume e atualiza a missão de educar e transmitir os saberes na escola, segundo o carisma de Santo Agostinho. 

Que ao longo de toda a jornada possamos continuar visitando essa fonte fecunda e inesgotável de sabedoria, amor ao próximo e a Deus, que é Santo Agostinho!  

Compartilhe