Notícias

13 de maio de 2018

Mostra Cultural CPLP

Galeria de Fotos

Os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental apresentaram a I Mostra Cultural dos Países de Língua Portuguesa, um projeto desenvolvido pelo Prof. Jean Otoni.

Pertencer a uma comunidade falante de determinada língua significa participar de um universo que envolve a história e a cultura daquele povo, pois é pela linguagem que os seres humanos compartilham sentidos e atribuem significados para a vida. Do mesmo modo, a sonoridade e o ritmo de cada língua apresentam particularidades riquíssimas.

Aprendemos a língua materna ouvindo, falando, vivendo, mas será que nossos estudantes sabem quantos seres humanos partilham identitariamente desta riqueza? Qual a origem da língua portuguesa na península Ibérica? Por que se espalhou pelo mundo? E o que herdamos aprendendo esta língua?

Foram essas perguntas que motivaram a proposição deste projeto desenvolvido em sala. Com ele pretendeu-se valorizar o fato de que nossos adolescentes gostam de recitar poemas, tirar versos, contar histórias, dançar, cantar e fazer brincadeiras de rimas – situações importantes para a formação de uma inteligência linguística.

Por notar também que esse gosto tem sido pouco explorado em virtude de outras atividades de entretenimento e atividades variadas que ocupam grande parte do tempo de nossas crianças e jovens, bem como por causa das exigências do currículo escolar, procurou-se garantir aos estudantes a oportunidade de se debruçarem sobre o texto poético em língua portuguesa e se aproximarem de um gênero ligado à sensibilidade do escritor e do leitor, que comunica não só pelas palavras, mas pela sonoridade e pelas imagens construídas – um estímulo à leitura como ação que desperta o imaginário e a criação.

O resultado foi satisfatoriamente alcançado. Os puderam observar os aspectos que os países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) possuem em comum com o Brasil, manifestaram-se artisticamente, além de fazer um estudo do histórico da Língua Portuguesa em âmbito mundial.

 

Compartilhe