Notícias

02 de julho de 2019

NOSSO JISA: O esporte como experiência pública

Foto: Patrick Bonnereau | Jisa 2018

Ao realizar uma genealogia da ação política destacando a oposição entre a esfera pública e privada, a filósofa Hannah Arendt ressalta que na sociedade moderna, o homem perdeu a capacidade de viver em comum. Para a autora, a compreensão antiga da esfera pública como espaço de ação política em busca de um bem comum deu lugar à transferência de preocupações privadas para a esfera pública (ANTUNES, 2004). Nessa perspectiva, o espaço público transforma-se em um ambiente de disputas que favoreçam os detentores do poder (sobretudo financeiro) em detrimento do bem coletivo.

Essa transformação não se limita à ação política partidária ou governamental, mas sim à um fazer político diário, que parece orientar as relações entre os sujeitos nos espaços coletivos. Assim, quando pensamos a escola e seus diversos espaços de atuação como um ambiente de atuação política, torna-se necessário refletir sobre as práticas que se estabelecem nesse cenário, considerando-o como uma esfera pública de convivência de alunos, professores e funcionários. Afinal, em que medida o fazer político na escola tem sido orientado para o bem comum ou para sustentar interesses privados?

Na perspectiva do esporte escolar, o JISA/JISINHO 2019 pretende problematizar as práticas corporais como lugar de experiência pública. Nesse sentido as práticas corporais experimentadas durante o JISA/JISINHO terão como propósito a reflexão e o exercício da produção coletiva em busca do bem comum. Essas reflexões e atitudes passam pelo reconhecimento de que nem sempre a minha vontade, ou até mesmo a vontade da maioria numérica é o mais justo, saudável e desejável para todos.

É isso que sonhamos para o JISA/JISINHO deste ano! Momento em que os pensamentos e as atitudes estejam voltados para o bem de todos, para que todos possam brincar, se divertir e jogar juntos! Afinal o JISA/JISINHO não é meu e nem seu ele é NOSSO.

DATA DO EVENTO: 06 a 12 de julho | ABERTURA: 06 de julho, das 8h às 11h, no Colégio Santo Agostinho - Contagem

REGULAMENTO: JISA | JISINHO

Compartilhe