Notícias

13 de fevereiro de 2020

Para além do obrigatório: o aprendizado por escolha

O Programa 2ª Milha nasceu da necessidade de atendermos aos estudantes que davam conta do ensino regular e demonstravam fôlego para ir além. Para nós, andar a segunda milha virou sinônimo de demonstrar gosto pelo estudo e pelo conhecimento.

O interesse de quem participa é genuíno, pois nada que é oferecido “vale nota”. Essa atitude demonstra aquilo que toda escola almeja: estudantes mobilizados e que investem na própria formação.

É notório o avanço acadêmico e pessoal de todos aqueles que se inserem em um dos projetos. Cada vez mais estudantes aprimoram suas habilidades nas diversas olimpíadas de que participam, em simulações ou na pesquisa científica. Também é andar a segunda milha a participação em grupos de arte e cultura que desenvolvem outros tipos de habilidades e sensibilidades.

O historiador Yuval Nhoah Harari, no seu livro “21 lições para o século 21”, é categórico ao dizer que as escolas deveriam minimizar habilidades técnicas e enfatizar aquelas que apontam para propósitos genéricos da vida. Ao colocarmos nossos estudantes em situações de tomadas de decisão e diante de situações em que precisam ler, interpretar e dar sentido para tantas informações, é sinal de que estamos no caminho certo!

Leiam e apreciem um pouco daquilo que foi vivido ao longo de 2019 - CLIQUE AQUI

Aleluia Heringer | Diretora do Colégio Santo Agostinho - Contagem

Compartilhe