Notícias

20 de julho de 2020

Podcasts em projeto multidisciplinar pedagógico

Dois estudantes do Colégio Santo Agostinho - Contagem decidiram retomar um projeto iniciado em 2019: o podcast “Web Rádio Agostiniana”. Diego Barros e Eduarda Moreira, atualmente na 3ª série do Ensino Médio, produziram o trabalho, sob a orientação da coordenadora do Departamento de Tecnologia, Narla Patrícia Rocha, para o Programa de Iniciação Científica Tecnológica e Artística que oferece, para além dos limites da sala de aula, uma aprendizagem em sintonia com as necessidades e os interesses de nossos estudantes em um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para lidar com os desafios da sociedade contemporânea. 

A ideia do projeto, com temas atuais ligados à ecologia, sustentabilidade ambiental e Bioeconomia, fez com que os estudantes representassem o Colégio na 7ª Febrat (Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas). A Feira científica promove a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica. Na oportunidade, a equipe ganhou a menção honrosa de melhor apresentação com voto popular e, em abril, o trabalho ainda foi publicado na Revista Científica Eletrônica da UFMG

O reconhecimento não parou por aí, e os estudantes ainda colhem resultados com o projeto. Eles receberam a notícia de que o trabalho divulgado pela UFMG foi selecionado pela Editora Conhecimento Livre para ser publicado como capítulo do livro “Ciências biológicas e da terra: princípios fundamentais" que será lançado em setembro de 2020. 

As publicações do Livro serão indexadas na Agência Brasileira do ISBN e na Agência Internacional DOI Foundation, além de acompanharem a Ficha Catalográfica Internacional (CIP).

Além disso, a editora atribui um DOI específico para cada um dos capítulos do livro, o que é extremamente significativo na pontuação do currículo acadêmico. Essas indexações permitem que os estudantes insiram o capítulo de livro publicado em seus currículos Lattes, o que melhora a pontuação de experiência acadêmica, além de melhorar também o currículo profissional, concedendo-lhes vantagens na busca por uma vaga no mercado de trabalho, concurso público ou ainda, chamadas para mestrado e doutorado.

Para essa publicação do livro da Editora Conhecimento Livre, foi produzido um novo episódio do podcast para falar sobre a influência do isolamento social na vida dos estudantes. No segundo programa, os estudantes conversaram com uma psicóloga para explicar a respeito desta mesma influência em suas rotinas, destacando também a relação com o estudo para o Enem.

Depois de toda essa trajetória de sucesso, convidamos vocês a escutarem o novo Podcast. CLIQUE AQUI E CONFIRA!

Compartilhe