Notícias

01 de agosto de 2019

Programação Mês Agostiniano 2019

Com o objetivo de celebrar a identidade agostiniana do Colégio, tendo como fundamento a pessoa de Santo Agostinho, a fim de aprimorar o conhecimento de sua biografia, valores, pensamentos e ações que inspiram a caminhada institucional, preparamos uma programação especial para o mês de agosto. Confira:

  • Na casa de Agostinho

Público-alvo: turmas dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I

A atividade proposta visa conhecer e difundir a relação de Santo Agostinho com o mundo da educação, a partir de dois dados importantes de sua biografia: em sua juventude, ele foi um dedicado estudante das humanidades e se dedicou ao ofício do professorado, na vida adulta. Parte de suas atividades episcopais consistia em escrever cartas, artigos e livros com a intenção de instruir os cristãos rumo a um conhecimento amplo da fé. Que implicações esses dados trazem para uma escola agostiniana? Conhecer esses dados da biografia do Santo Agostinho podem inspirar estudantes e professores em sua jornada educativa: cultivar uma “cultura do estudo”, em que o estudo escolar seja reconhecido como uma resposta ao intrínseco desejo humano pelo saber; e o próprio ofício do lecionar seja contemplado numa dimensão vocacional, uma ação propriamente humana que confere sentido à vida.

  • 08 de agosto: 4º ano C, 4º ano F
  • 14 de agosto: 4º ano A, 4º ano B, 4º ano D, 4º ano E
  • 16 de agosto: 5º ano A, 5º ano B, 5º ano C, 5º ano D, 5º ano E

 

Público-alvo: turmas dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

O tema da amizade é reconhecido como algo de valor inestimável na vida de Santo Agostinho. A ele, dedicou longas reflexões em sua obra “As confissões”, e em outras obras de renome sem, no entanto, sistematizar ou esgotar conceitualmente essa experiência. A atividade visa fortalecer e consolidar a amizade como um valor a ser vivenciado entre os colegas, e seus desdobramentos atitudinais: respeito, cortesia, gentileza, solidariedade, companheirismo... Que implicações esses valores trazem para a escola agostiniana, para as relações interpessoais na sala de aula? Conhecer esses dados da biografia do Santo Agostinho podem inspirar estudantes e professores em sua jornada educativa: cultivar um ambiente mais dialogal, de acolhida e respeito às pessoas e suas diferenças.

  • 05 de agosto: 2º ano A, 2º ano B, 3º ano D, 3º ano E
  • 07 de agosto: 2º ano C, 2º ano D
  • 09 de agosto: 3º ano A, 3º ano B, 3º ano C

 

  • Um Dia com Santo Agostinho

E se Santo Agostinho visitasse sua casa? Confeccionamos um boneco de pano com as feições de Santo Agostinho, que irá visitar as salas de aula da Educação Infantil. Um roteiro elaborado para essa visita contará algumas passagens da vida do Santo Agostinho, frases, ensinamentos, reflexões traduzidas para o universo infantil. As crianças que desejarem poderão levar esse boneco para casa durante 01 ou mais dias para participar da sua rotina. Um roteiro também irá para a casa, com sugestões de oração, momento de partilha com os pais, história antes de dormir, etc.

 

  • Rodas de conversa Corações inquietos

Visa promover um horário de conversa sobre assuntos pertinentes à adolescência e às demandas de convivência desses grupos, tais como: valorização da vida, autoestima, combate ao bullying, lidar com conflitos interpessoais. As rodas de conversa são uma metodologia de debate e aproximação conceitual de um tema, onde um mediador dá início à reflexão e orienta as discussões provenientes daí. Essas atividades contarão com a presença e atuação de alguns alunos do Ensino Médio, que apresentarão a temática a partir de depoimentos de vivências pessoais. A equipe do Depas fará a mediação do debate entre a turma, proporcionando breves sínteses ao final do encontro.

I – bullying e conflitos na sala

Público-alvo: turmas dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental

  • 13 de agosto: 6º ano A, 6º ano B, 6º ano C; 7º ano B, 7º ano C, 7º ano A
  • 15 de agosto: 6º ano D, 6º ano E, 7º ano D

II – aceitação de si mesmo

Público-alvo: turmas dos 8º anos do Ensino Fundamental

  • 19 de agosto: 8º ano A, 8º ano B, 8º ano D
  • 20 de agosto: 8º ano C

 

  • Missa de Santo Agostinho e 1ª Eucaristia

Público-alvo: turmas da Catequese e seus familiares.

Celebração Eucarística em comemoração ao Dia de Santo Agostinho e primeira comunhão dos alunos da Catequese.

  • 24 de agosto (sábado), às 8h30.

 

  • Oração no dia de Santo Agostinho

Público-alvo: toda a comunidade educativa do colégio Santo Agostinho: professores, funcionários e alunos

Nos 3º horários da manhã e tarde, antes do recreio geral, propomos uma reflexão sobre o ser agostiniano na escola, celebrando e fortalecendo os laços institucionais e de convivência fraterna entre todos.

  • 28 de agosto (quarta-feira), manhã e tarde – 8h50 e 14h40.

Compartilhe