Notícias

13 de dezembro de 2019

Projeto Interdisciplinar: 3º Ano em Defesa da Amazônia

As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I desenvolveram o projeto interdisciplinar “Conhecendo a Floresta Amazônica”. Ao longo dos meses de outubro e novembro, os estudantes tiveram a oportunidade de identificar e explorar as caraterísticas da floresta e sua área de abrangência, percebendo a importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo.

Conheceram os modos de vida dos povos que retiram seu sustento da floresta: ribeirinhos e comunidades extrativistas. E ainda, exploraram as diferentes culturas indígenas que habitam a região amazônica.

Nas aulas de Arte, os estudantes descobriram os grafismos indígenas e o uso de pigmento natural para artefatos e pinturas corporais.

As lendas indígenas foram também exploradas e representadas por meio de dramatizações em grupo. Não faltou envolvimento e criatividade entre os pequenos!

Foram propostas pesquisas e coleta de dados acerca dos animais ameaçados de extinção na Amazônia. Juntamente com a família, cada estudante confeccionou o animal pesquisado, utilizando materiais recicláveis e muita criatividade! Foi realizada uma exposição na qual cada aluno pôde apresentar suas produções e suas descobertas às crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I. A interação entre as turmas reforçou a iniciativa em defesa dos animais ameaçados de extinção, tornando o trabalho mais significativo.

Nas aulas de Música, as crianças puderam identificar os sons da floresta; trabalhar a prática de solfejo e a leitura relativa no pentagrama e de figuras rítmicas. Houve ainda, uma apresentação musical, com a canção Amazônia (Patati Patatá). Na ocasião, os estudantes do 2º ano prestigiaram a apresentação e, novamente, tornaram a proposta ainda mais interessante e proveitosa.

Nas aulas de Ensino Religioso as ações de respeito por toda criação foram ressaltadas, por meio de diálogos e de um jogo interativo, no qual todos foram convidados a refletir sobre suas ações pessoais.

Este projeto partiu do interesse e da curiosidade dos alunos, bem como, da ideia de que conhecer a Amazônia e suas riquezas é o primeiro passo para valorizar e defender esse patrimônio de todos nós.

 Em cada criança vislumbramos cidadãos defensores da vida e da ética, comprometidos com a sustentabilidade e com a manutenção do equilíbrio ecológico em nosso planeta.  Parabenizamos estes pequenos pelo significado dado a cada etapa do projeto!

Compartilhe