Notícias

30 de setembro de 2019

Projeto Literário: A Cidade dos Bichos

Estudos contemporâneos demonstram que a leitura desenvolve capacidades como a formação de pensamento, do raciocínio e da argumentação, auxiliando a criança a se expressar melhor. Propicia ainda a curiosidade, a descoberta do novo e a busca por reflexões. Com foco em tais habilidades, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental realizaram um projeto literário baseado no livro “A Cidade dos Bichos”, de Arlette Piai.

A obra apresentou de modo lúdico a realidade das cidades brasileiras, retratando a competição e o individualismo, bem como a corrupção e a falta de justiça e solidariedade. Por meio de tais temáticas o livro propôs aos estudantes uma visão crítica e autônoma em relação à sociedade da qual fazem parte.

O projeto foi estruturado em diferentes etapas, cada qual com objetivos específicos. Algumas propostas: atividade “Caixa de Possibilidades”, na qual cada aluno pôde levantar hipóteses acerca da história, tendo acesso às dimensões lúdicas de imaginário e fantasia; rodas de leitura; oficina de interpretação textual; produção de texto; atividade “Intercâmbio Literário” - que consistiu na apresentação dos trabalhos aos alunos de outras turmas; confecção de personagens, registros escritos e ilustrados.

O encerramento do projeto ocorreu por meio da “Memorável Festa da Leitura”. Ocasião em que os estudantes se reuniram no Quintal para apresentar aos colegas os seus livros favoritos, relatando os aspectos mais marcantes das obras. As crianças lancharam em roda, em um momento de confraternização. Ao final, brincaram no Quintal juntamente com os personagens da Cidade dos Bichos. Foi um momento de muita alegria!

Em cada nova etapa do projeto evidenciou-se que por meio da leitura é possível descobrir, imaginar, compartilhar e se divertir. Esperamos que nossos pequenos leitores desenvolvam uma aprendizagem de valores e reflexões que possam ir além das palavras.

Compartilhe