Notícias

03 de dezembro de 2019

Projeto "Terráqueos em Ação" - Fraternidade e Políticas Públicas

Galeria de Fotos

As políticas públicas afetam todos os cidadãos, sejam de quaisquer escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social. Com o aprofundamento e a expansão da democracia, as responsabilidades do representante popular se diversificaram.

Acreditamos que a escola tem papel fundamental na construção das noções democráticas e políticas que devem ser aplicadas socialmente. Para tanto, apresentamos o projeto "Terráqueos em Ação" - Fraternidade e Políticas Públicas com o objetivo de fomentar o conhecimento de nossos estudantes sobre o assunto e capacitá-los ainda mais para uma vida em sociedade e a possibilidade de intervenção social de forma mais humana.

Pensando nisso, proporcionamos aos estudantes do 8º ano, por meio de uma simulação, as condições de identificar problemas sociais e de propor mudanças efetivas para intervir na realidade da comunidade na qual se insere, a partir das políticas públicas já instituídas no município.

A simulação foi uma apresentação adaptada dos trabalhos de pesquisa realizados por eles durante o ano letivo para o desenvolvimento do trabalho de fiscalização de leis municipais em Contagem. Ela contou com a participação de 115 estudantes, que foram divididos em 9 modalidades:

1) deputados da Comissão de Arte e Cultura;

2) deputados da Comissão de Educação;

3) deputados da Comissão de Esporte e Lazer;

4) deputados da Comissão da Mulher;

5) deputados da Comissão de Igualdade Racial;

6) deputados da Comissão da Juventude;

7) deputados da Comissão do Meio Ambiente;

8) deputados da Comissão de Mobilidade Urbana; e

9) deputados da Comissão de Patrimônio Histórico.

Todos os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar as diferentes atividades que compõem o dia a dia da Câmara dos Deputados. Os participantes de cada modalidade parlamentar foram alocados em partidos, comissões e unidades federativas. A modalidade proporcionou aos participantes a experiência de atuar como deputado estadual, desempenhando atividades cotidianas do processo legislativo, como a produção de projetos de lei e pareceres, além das deliberações em comissões e Plenário.

Compartilhe