Notícias

04 de julho de 2018

Protagonistas da paz

O que você faz pela paz? O Colégio Santo Agostinho – unidade Contagem está fazendo! Está convidando seus alunos a fortalecer e a disseminar a cultura da paz utilizando o aplicativo NO BULLYING. Com a ferramenta, eles conhecem melhor o problema, podem produzir conteúdos e fazer denúncias. O programa está sendo coordenado por Jean Carlos, coordenador pelo DEPAS - Departamento de Evangelização, Pastoral e Ação Social. “Entre muitos sonhos, nos esforçamos para cada estudante encontrar no Colégio um ambiente onde as boas práticas de convivência, da amizade e do respeito entre todos, se fortaleça e se consolide cada vez mais”, ressalta Jean.

No dia do lançamento do programa, a diretora do Colégio Aleluia Heringer Lisboa lembrou aos alunos que “podemos criar ambiente legal ou infernal para o outro. Está nas nossas mãos promover a paz, deixar o outro em paz. Devemos saber o que machuca, ofende, entristece o outro. Melhor não ser nada para o colega do que ser lembrado como alguém que o irritou”, enfatizou Aleluia.

O aplicativo foi criado em associação pelas startups Transforming Ideas e Fit Mobile, dos sócios Fred Gabrich e Guilherme Couto, ambos com formação em Direito. A ferramenta inovadora está começando a ser testada no Colégio, e os alunos serão os protagonistas no aperfeiçoamento dela e, portanto, promotores da paz em qualquer canto da cidade e do país que ela for utilizada posteriormente. Com o apoio de professores, eles irão debater o tema e produzir conteúdos, tais como textos e vídeos. Além disso poderão usar o canal “Denúncia” e os games que ajudam no conhecimento do problema com suas variáveis. Afinal, o bullying pode ser verbal, moral, psicológico, físico, sexual e material.

A ideia do aplicativo surgiu a partir da Lei n. 13.185/2015 para a conscientização, a prevenção e o combate efetivo do Bullying em escolas, clubes e agremiações recreativas. Ele tem sido destaque no campo da tecnologia e da educação. Foi selecionado para a feira Inova Minas 2017 (Fapemig) e depois como uma das 100 startups mais inovadoras de MG em 2017, tendo sido selecionada para participar da FINIT, no projeto das 100 Open Startups.  Além disso foi selecionado num concurso proposto pelo time do Barcelona, ficando entre as dezesseis melhores propostas. Sendo o aplicativo um Negócio Social Sustentável, quando ele estiver plenamente desenvolvido, para cada parceria firmada com uma escola privada, três escolas públicas terão o acesso gratuito à ferramenta.

O Colégio segue trabalhando para unir justiça e paz, consolidar valores, fomentar a educação cidadã. “É importante que o aluno desfrute de ambientes de ensino propícios para o seu aprendizado, para a convivência com os colegas, professores e outros profissionais. Um ambiente onde se sinta seguro e feliz”, enfatiza Jean.

Compartilhe