Notícias

24 de maio de 2019

Resultado da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), competição voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, corresponde a edição brasileira da Mathematiques Sans Frontières, evento criado em 1989, na França, e que reúne, atualmente, mais de 30 países. Segundo os seus idealizadores, o principal objetivo da OIMSF é promover o trabalho coletivo, estimulando a iniciativa e a autonomia dos estudantes na resolução das atividades componentes da avaliação aplicada.

O Colégio Santo Agostinho, unidade Contagem, que participa pela primeira vez deste desafio, contou com a atuação de todas as turmas do 3º Ano do Ensino Fundamental às 3ª Séries do Ensino Médio. As provas, dissertativas, foram resolvidas em equipe, por cada classe, cabendo ao professor, no momento de sua aplicação, o papel de monitor e incentivador do trabalho. Destaca-se que pelas regras do evento, o professor não pode auxiliar ou resolver nenhuma questão ao longo da realização dos testes. Dessa forma, a competição afirma o seu caráter inteiramente interclasse, incluindo a logística da aplicação da prova, que foi previamente definida pelos próprios estudantes.

Portanto, é com grande alegria que compartilhamos o resultado conquistado por nossa instituição: obtivemos 9 medalhas estaduais, sendo 7 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze; e 8 medalhas nacionais, sendo 2 de ouro, 5 de prata e 1 de bronze.

Parabéns aos nossos estudantes (e professores) por mais uma empreitada de sucesso. A todos, nossa gratidão, admiração e respeito.

Confira abaixo as turmas premiadas:

 OIMSF.jpg

Compartilhe