Notícias

11 de novembro de 2019

Trabalhos da Iniciação Científica, Tecnológica e Artística 2019

A Iniciação Científica, Tecnológica e Artística (ICTA) do Colégio Santo Agostinho – Contagem, uma das mais importantes vertentes do Programa 2ª Milha, tem como propósito oportunizar aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II a 3ª Série do Ensino Médio uma aproximação mais consistente da cultura acadêmica, tecnológica e artística, familiarizando-os com o modo científico de se produzir conhecimento. A  ICTA vem se constituindo em uma experiência sistemática e aprofundada de se fazer pesquisa, num formato para além dos tradicionais trabalhos escolares.  Confira abaixo vídeos de alguns projetos que foram apresentados em 2019:

Trabalhos da Iniciação Científica, Tecnológica e Artística (ICTA)2019:

1. Título: Jogos Digitais e Aprendizagem: uma análise do game Assassin’s Creed.

Estudante: Rafael Avidago.

Orientador: Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares.

2. Título: Transformação de Energia Mecânica em Energia Elétrica: Construção de um gerador de Van Der Graaff com materiais recicláveis.

Estudantes: Enzo de Souza Braz / Maria Eduarda Assis de Oliveira.

Orientadora: Angela Nunes Lopes.

3. Título: Transformação de energia mecânica em energia elétrica: Construção de eco dispositivos geradores de energia renovável.

Estudante: Maurício Lemos Buenos Fontes.

Orientadora: Angela Nunes Lopes.

4. Educação e exclusão financeira.

Estudante: Hannah Ely da Silva Carvalho.

Orientador: Anselmo Luiz Pereira Campos.

5. Análise do discurso publicitário: o que as campanhas vendem além do produto?

Estudante: Ana Clara Santos Reis.

Orientador: Daniel Macedo.

6. A Geometria analítica ao longo da história e suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade.

Estudante: Ana Luísa Reis Silva de Sena.

Orientadora: Danúbia Diniz Nantes.

7. Implicações do discurso chargístico de André Dahmer, do Jornal Folha de São Paulo.

Estudante: Gabriella Vitória de Souza.

Orientador: Denis Pereira de Andrade.

8. Reflexões filosóficas sobre as possíveis relações entre os conceitos da física contemporânea e o conceito de Deus para as religiões cristãs ocidentais.

Estudantes: Amanda Maia / Julia Viegas.

Orientador: Ivan Ponteio.

9. A redação do Enem: uma análise da correção nos anos de 2017 e 2018.

Estudantes: Arthur Motta Gouvea Bragança / Letícia Rodrigues Cardoso.

Orientador: Jean Santos Otoni.

10. A produção audiovisual independente no contexto atual, sua semelhança com o neorrealismo, o cinema novo e sua importância para construção da identidade nacional.

Estudantes: Patrícia Helmold / Pedro Rocha.

Orientadora: Mércia Costa.

11. Um canal de comunicação, interação, conscientização e prática pedagógica alicerçada pela tecnologia.

Estudantes: Diego Barros Belo / Eduarda Moreira.

Orientadora: Narla Patrícia Rocha.

12. Análise das manifestações de controle de massa pertencentes ao discurso religioso

Estudante: Giordano Miguel Debona Altoé.

Orientador: Rodrigo Moreno Ribeiro Silva.

13. O Segredo de Will Hunting: Análise do perfil neuropsicológico e os aspectos comportamentais do cérebro superdotado.

Estudantes: Bianca França / João Vitor Sabadine / Maria Luiza Nicácio

Orientadora: Sabrina Lopes de Lima.

14. Leonardo da Vinci: um ideal de artista.

Estudantes: Ágata Silva / Emanuelle Suziê.

Orientadora: Tai Nunes.

15. Leonardo da Vinci: a inspiração e a concepção do belo renascentista.

Estudantes: Bruna Simões e Cecília Lima.

Orientadora: Tai Nunes.

16. Tradução da tradição: a percepção dos povos de origem.

Estudantes: Ana Beatriz Habaeb Moreira / Gabriela Barbosa Gonçalves / Letícia Ferreira Vale / Renata Canuto Ferreira.

Orientador: Petrônio Alves Pereira.

Compartilhe