Notícias

31 de outubro de 2019

Vencemos a Olimpíada Brasileira de Foguetes

Os estudantes do Ensino Médio Henrique Lopes e Ana Luísa Sena, membros do Clube de Astronomia do Colégio Santo Agostinho – Contagem, foram os vencedores da Olimpíada Brasileira de Foguetes. Eles garantiram a vaga após lançarem, com sucesso, um foguete a aproximadamente 160 metros de distância. A final foi realizada entre os dias 22 e 25 de outubro, no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí (RJ).

Os estudantes do projeto se reúnem quinzenalmente, no turno da noite, para observação celeste, desenvolvimento de projetos e modelos na área, além de troca de informações sobre astronomia.

Segundo a estudante Ana Luísa Sena, participar da 21ª Jornada de Foguetes foi uma experiência incrível que proporcionou uma enorme bagagem de conhecimento e o contato com pessoas de vários lugares do Brasil.

“Aprender fazendo, testando, experimentando, torna o aprendizado mais prazeroso e de melhor entendimento.

Construir foguetes com constituintes recicláveis nos deu um novo olhar para a sustentabilidade, além da utilização da química e da matemática para atingir o combustível satisfatório, mostrando que todas as ciências são complementares e importantes na vida”, afirma Ana Luísa Sena.

Além do projeto que contou com a construção de uma base de lançamento, o desenvolvimento e testes de diversos modelos de foguetes, foram avaliados dois lançamentos por equipe, apresentação da pesquisa que envolveu aerodinâmica, testes de aletas, coifas e cálculos estequiométricos para chegar a uma proporção ideal entre os reagentes que compõem o combustível do foguete e a construção e lançamento de dois foguetes de combustíveis sólidos construídos pelos professores orientadores.

Nossa equipe ficou entre as dez melhores dentre as 51 equipes, de diversos estados brasileiros, selecionadas na MOBFOG 2019, garantindo medalha de ouro na competição por melhor alcance, troféu e certificado de equipe campeã.

Compartilhe