Novo Ensino Médio: o que é?

O Novo Ensino Médio surge no cenário pedagógico brasileiro como promessa de outros horizontes para a educação básica, apontando para dimensões político-pedagógicas que trazem em seu bojo a ressignificação de pontos basilares do processo educativo, como a formação dos professores, a estrutura curricular e a metodologia.

Assim, somos convidados a fortalecer nossa convicção na construção de uma aprendizagem centrada no estudante, optando por um saber que não seja mero acúmulo de informações, mas constituído como autêntico direito de aprendizagem, auxiliando cada sujeito na mobilização de suas habilidades cognitivas e socioemocionais, capacitando os estudantes na resolução de demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

O Novo Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho

Nessa perspectiva, nós, Escola Agostiniana, apresentamos à sociedade o nosso Novo Ensino Médio. Por meio dele, reafirmamos o compromisso com uma educação inovadora, centrada no desenvolvimento integral do ser humano e comprometida com a vida em todas as suas dimensões. A partir de práticas metodológicas que valorizem cada estudante como autor de seu processo de aprendizagem, visamos garantir o espaço da escolha como constituinte fundamental na construção de um autêntico projeto de vida.

O nosso Novo Ensino Médio possibilita percursos personalizados, favorece o protagonismo e a autonomia do estudante, mantendo a excelência acadêmica e o investimento na formação humana. Ele tem a cara da juventude e o coração dos agostinianos. Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.

Diferenciais do MAIS Ensino Médio

Escolhas

Trabalhamos o autoconhecimento e autonomia de nossos estudantes, para que, durante o percurso do Ensino Médio, sejam capazes de fazer escolhas mais assertivas, considerando suas intenções e potencialidades.

Oportunidades

Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.

Aprofundamento

Criamos condições para que os jovens invistam em conhecimentos convergentes com seus anseios e afinidades, desenvolvendo, de forma mais efetiva, os potenciais de cada estudante.

Práticas

Estreitamos a relação entre teoria e prática a partir de propostas metodológicas que privilegiam a análise, resolução e aplicação em situações reais, desenvolvendo assim competências que possibilitam aos estudantes mobilizar seus conhecimentos para atuar na sociedade.

Autonomia

Estabelecemos uma relação de mediação da aprendizagem com o estudante, estimulando-o a desenvolver sua autonomia, colocando-se como protagonista de seu processo de construção de conhecimento e responsabilizando-se por suas escolhas, erros e acertos.

Inovação

Metodologias inovadoras capazes de desenvolver nos estudantes competências necessárias ao enfrentamento dos desafios contemporâneos, sendo capazes de mobilizar saberes técnicos e emocionais para lidar com a diversidade e instabilidade.

Projeto de vida

Reunimos no “Programa de Ensino - Projetos de Vida Agostinianos” elementos e metodologias da nossa tradição, capazes de responder com diferencial estratégico, criatividade e inovação aos anseios contemporâneos que exigem uma 'alfabetização de futuros' e construção de Projetos de vida que impactem e construam uma 'nova Cidade'.

Elementos que estão profundamente presentes na trajetória de Santo Agostinho e que oferecem um caminho para que as nossas crianças, adolescentes e jovens se conheçam e construam um caminho para serem felizes. Uma educação para a interioridade, a vida em comunidade e o serviço à humanidade.

Os Projetos de Vida Agostinianos atuam no desenvolvimento de três dimensões da existência humana.

Dimensão Pessoal

1

Relacionada aos processos de construção das identidades e ao desenvolvimento do autoconhecimento, do autoconceito e da autoestima. É no trabalho com a dimensão pessoal que os estudantes aprofundam seus questionamentos sobre quem são, como querem viver, quais são seus desejos, gostos e habilidades.

Dimensão Social

2

Diz respeito às interações que o sujeito estabelece com as outras pessoas e com o contexto em que vive (sua família e sua comunidade, por exemplo), na perspectiva do bem comum, da corresponsabilidade e do engajamento transformador com o meio. É na dimensão social que se revela o cuidado com a vida coletiva e com causas presentes e futuras.

Dimensão Profissional

3

Refere-se à construção de um olhar complexo sobre os aspectos que envolvem o mundo do trabalho, como: o que é ser profissional na contemporaneidade; os vários campos de atuação profissional; os dilemas que envolvem o mercado de trabalho; as relações éticas e interpessoais no contexto profissional.

Conheça as Eletivas

Eletivas são unidades curriculares de livre escolha dos estudantes, com duração de um semestre cada, que lhes possibilitam experimentar diferentes temas, vivências e aprendizagens, de maneira a diversificar e enriquecer o seu Itinerário Formativo. Conheça as eletivas da Unidade Contagem:

Noções de direito

Presencial Semestral

O Direito perpassa a vida do ser humano desde antes de o seu nascimento e o acompanha até depois de sua morte. Portanto, torna-se imprescindível que nossos alunos tenham mais contato com essa área de conhecimento, para que contem com mais possibilidades de tomada de decisões conscientes e condizentes com o seu verdadeiro querer. Por esse caminho, essa disciplina se propõe a ensinar noções básicas de Direito Constitucional, com foco no Artigo 5º, na formação do Estado, no voto, em meios de participação popular e políticas públicas, direitos coletivos e difusos e, ainda, em noções de Direito Civil, como compra, venda e aluguel e as obrigações dos negócios jurídicos.

Jogos e brincadeiras

Presencial Semestral

Correr, jogar e se divertir, ser feliz e ser livre, se encantar... Entre outros sentimentos e habilidades, são essas as possibilidades que os jogos e brincadeiras oferecem às pessoas, sejam elas crianças, sejam adolescentes ou adultas. Jogos e Brincadeiras é a eletiva que busca valorizar a importância de viver o espírito lúdico que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar na vida adulta. O curso permitirá experimentar várias brincadeiras, técnicas de recreação, noções básicas de planejamento e organização de um evento para que possamos fazer intervenções, tanto na escola quanto em creches e/ou lares de idosos, e, por fim, promover um dia brincante numa praça pública.

Competição na Infância

Presencial Semestral

Nessa disciplina, os estudantes serão motivados a desenvolver as habilidades requeridas para a mediação e intervenção sociocultural a partir da prática de Jogos e Brincadeiras, a fim de intensificar as relações humanas do coletivo e valorizar a diversidade, a promoção do diálogo, a mediação, a resolução de conflitos e o combate ao preconceito. Reconhecer as estratégias de linguagem por meio da prática será parte de um processo importante para a apropriação de conhecimento tácito em uma planejada execução de intervenção sociocultural por meio da mediação em ambiente competitivo.

Jornalismo

Presencial Semestral

A principal função do jornalista é informar. Isso é fato! Hoje, ser jornalista não é tarefa fácil, pois ainda é (e sempre será) importante apurar os fatos, checar a notícia, ouvir mais de um lado na história e, assim, produzir um jornalismo de qualidade, alinhado com a velocidade que a redação exige. Venha fazer parte de um grupo seleto de estudantes preocupados com a informação!

Ciência na cozinha

Presencial Semestral

Que tal descobrir o delicioso sabor da ciência? A ciência na cozinha é uma nova maneira de transmitir um conjunto diversificado de conceitos científicos partindo de uma deliciosa perspectiva: a culinária. Com essa combinação, é possível aprender conceitos de física, química e biologia de uma forma prática, simples e, se tudo der certo, deliciosa!

Sherlock Holmes

Presencial Semestral

Monte sua equipe de jovens ajudantes de Sherlock Holmes, “Os Irregulares de Baker Street”. Venha aprender sobre o trabalho investigativo do historiador e prepare-se para decifrar enigmas, desvendar mistérios e elucidar crimes cometidos na Inglaterra vitoriana. Você precisará de muita perspicácia, boa leitura sobre personalidades criminosas e rapidez para solucionar desafios de lógica. Venha jogar DeckScape, Elementar, Deception, Paranormal Detectives e Sherlock Holmes Consulting Detectives e aprender a investigar fatos e elementos da vida humana como um grande detetive da História!

Arte para vestir

Presencial Semestral

Nós nos comunicamos não só pela fala e escrita, mas pelas nossas posturas, expressões e, também, pelo nosso modo de vestir. E se, através de nossas roupas e acessórios, pudéssemos transmitir mensagens poéticas dos autores que amamos? Essa é a proposta da “Arte para vestir”: produzir estampas para camisetas e acessórios que sejam a nossa cara e que façam referência a textos, poesias e músicas que amamos. Nessa eletiva fantástica, você aprenderá todas as etapas de concepção e produção de uma peça de vestuário e, ao final do processo, ainda verá sua peça pronta e circulando por aí! Você vai ficar de fora dessa?

Acampa: Vida ao Ar Livre

Presencial Semestral

A disciplina Acampa busca o contato com atividades práticas, de cunho pedagógico, ao ar livre. De forma progressiva e atrativa, vai ao encontro de experiências com o manuseio de ferramentas diversas e aparelhos de orientação, observação e localização; raciocínio analítico; técnicas de sobrevivência; nós e amarras; jogos de aventura e vida em equipe. O curso terá toda a sua carga horária voltada para propostas inteiramente práticas.

Believe Earth: Cultivar o que se Come

Presencial Semestral

Pretende articular, aprofundar e integrar conhecimentos e conexões entre a produção dos alimentos, as relações com a terra e as transformações dos meios de produção, processamento e consumo. Entender as mudanças evolutivas da espécie, em que “cultivar e cozinhar nos tornou humanos”, de tal modo que os alunos possam retomar o vínculo com a terra, esteja ela no pátio da escola, no vaso, na horta comunitária ou na propriedade rural. Durante o processo, experimentarão a prática de produção de alimentos, compreendendo de onde vem a comida e refletindo sobre os processos de cultivo e consumo. Se você acreditar, o futuro pode ser inacreditável. Seja um agente inspirador e transformador e faça parte do “Believe Earth”! Venha se reconectar com a terra, entender que cultivar e cozinhar nos tornou humanos, ser e promover as mudanças de que o mundo precisa.

Board Games e Cidades

Presencial Semestral

De maneira lúdica e teórica, essa disciplina pretende abordar as implicações políticas e ecológicas das escolhas humanas nas diversas cidades do planeta, de forma que os estudantes sejam provocados, por meio de jogos de tabuleiro, a refletir sobre qual planeta pretendem deixar para as próximas gerações, tendo como propósito amadurecer consciências e posturas a respeito de uma cidadania que alcance uma condição mais ampla. De forma prática, os estudantes experimentarão jogos existentes e produzirão outros que tenham a conscientização sobre a cidadania planetária como tema principal.

Cinema

Presencial Semestral

Engloba desde os conceitos básicos da arte cinematográfica, como luz, plano, corte, edição, montagem e suas diferentes técnicas e variações até a análise, discussão e criação de obras audiovisuais. A disciplina irá estimular, a partir de métodos ativos e diversificados, as habilidades de interpretação, análise e criação autônomas. Você já pensou em preparar uma animação? Nesta eletiva, o objetivo também é mão na massa! Para isso, estudamos as mais relevantes obras cinematográficas com o intuito de qualificar o conhecimento sobre o cinema. A disciplina Cinema, Imagem e Movimento surge para cumprir um efeito prazeroso aos sentidos na intenção de plasmar os gostos visuais. Venha ser um crítico da Sétima Arte!

Investigação Forense

Presencial Semestral

Já parou para pensar em como os crimes são desvendados? Como são descobertas as pistas e, então, o que é feito com tais informações? Venha fazer parte de uma grande aventura e ajude a desvendar mistérios! Essa eletiva em como objetivo canalizar a curiosidade dos estudantes para que ampliem seu conhecimento em relação às técnicas forenses. Desta forma, serão analisadas técnicas, como balística forense, datiloscopia criminal, exame de DNA e investigação de manchas de sangue utilizando luminol. Além disso os estudantes compreenderão, por meio de experiências e diálogos com especialistas, o que consiste o trabalho de um perito.

Núcleo de estudos

No Núcleo de Estudos, o estudante terá experiências de construção do conhecimento a partir da sua área de interesse. Nesse sentido, ele é o elemento central de mudança para o Novo Ensino Médio, uma vez que possibilita a escolha e rompe com o recorte disciplinar, ampliando a complexidade dos saberes construídos a partir de diversos referenciais.

Nele, os eixos estruturantes ganham destaque, já que visam criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, promovendo a sua formação pessoal, profissional e cidadã, buscando envolvê-los em situações de aprendizagem que lhes permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros.

Considerando a centralidade da relação estudante/conhecimento, optamos pelo desenvolvimento dessa unidade curricular no formato híbrido. Assim, por meio da mediação docente, o estudante aprenderá a buscar, acessar e refletir de forma autônoma, bem como a partilhar, discutir e construir de forma coletiva.

O Núcleo de Estudos terá duração anual. Espera-se que essa experiência de escolha do estudante possibilite o desenvolvimento da autonomia, levando em conta as possibilidades de frustração durante o processo. Cada Unidade Escolar elaborará as suas propostas de Núcleos de Estudos a partir da afinidade e interesse dos docentes e discentes.

CIÊNCIAS HUMANAS

Amarelo: os Humanos e a Cidade

Como atuar de maneira ética e responsável no mundo em que vivemos? Como se engajar em projetos de mobilização social? Como equilibrar as relações entre política e economia? Como entender o lugar de cada um na cidade? Venha obter respostas a essas e outras perguntas a partir do rap, do grafite e do samba. Tudo de mãos dadas com o Emicida, produtor e roteirista de AmarElo.

LINGUAGENS E CÓDIGOS

Vozes Ampliadas: o Jogo da Influência

O projeto pretende levantar questões fundamentais, tais como: a influência das mídias sociais na consciência crítica nos adolescentes, o papel da escola na formação de pensamento crítico, a partir das referências midiáticas e muitas outras. O objetivo é ampliar a consciência quanto às narrativas presentes nas linguagens verbais e não verbais, potencializando a capacidade crítica por meio da concepção de processos criativos relacionados às mídias sociais e aos meios de comunicação de massa.

MATEMÁTICA

Construções Inteligentes e Sustentáveis

Por que fazer uma construção sustentável? Como deverá ser feito o descarte dos resíduos de uma construção? Qual será o custo de uma construção sustentável? A partir dessas perguntas, é possível exercitar a curiosidade intelectual, a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos de diferentes áreas.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Biotecnologia e Saúde

Os estudantes mergulharão no universo das ciências da natureza e serão convidados a refletir sobre a ciência por trás dos filmes de heróis ou do universo GEEK. Os alunos também estudarão temas, sob a ótica da biotecnologia como a produção e melhoramento de antibióticos e vacinas, melhoramento genético, inteligência artificial e muito mais. Os estudantes serão protagonistas da aprendizagem. Para isto, serão utilizadas metodologias ativas. 

Perguntas Frequentes

Reunimos aqui as principais respostas às dúvidas que possam surgir sobre o Novo Ensino Médio. Caso não encontre o que você procura, basta entrar em contato conosco que teremos prazer em ajudar e responder.

Agendar Visita agendar visita