O Novo Ensino Médio surge no cenário pedagógico brasileiro como promessa de outros horizontes para a educação básica, apontando para dimensões político-pedagógicas que trazem em seu bojo a ressignificação de pontos basilares do processo educativo, como a formação dos professores, a estrutura curricular e a metodologia.
Assim, somos convidados a fortalecer nossa convicção na construção de uma aprendizagem centrada no estudante, optando por um saber que não seja mero acúmulo de informações, mas constituído como autêntico direito de aprendizagem, auxiliando cada sujeito na mobilização de suas habilidades cognitivas e socioemocionais, capacitando os estudantes na resolução de demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Nessa perspectiva, nós, Escola Agostiniana, apresentamos à sociedade o nosso Novo Ensino Médio. Por meio dele, reafirmamos o compromisso com uma educação inovadora, centrada no desenvolvimento integral do ser humano e comprometida com a vida em todas as suas dimensões. A partir de práticas metodológicas que valorizem cada estudante como autor de seu processo de aprendizagem, visamos garantir o espaço da escolha como constituinte fundamental na construção de um autêntico projeto de vida.
O nosso Novo Ensino Médio possibilita percursos personalizados, favorece o protagonismo e a autonomia do estudante, mantendo a excelência acadêmica e o investimento na formação humana. Ele tem a cara da juventude e o coração dos agostinianos. Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.
Trabalhamos o autoconhecimento e autonomia de nossos estudantes, para que, durante o percurso do Ensino Médio, sejam capazes de fazer escolhas mais assertivas, considerando suas intenções e potencialidades.
Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.
Criamos condições para que os jovens invistam em conhecimentos convergentes com seus anseios e afinidades, desenvolvendo, de forma mais efetiva, os potenciais de cada estudante.
Estreitamos a relação entre teoria e prática a partir de propostas metodológicas que privilegiam a análise, resolução e aplicação em situações reais, desenvolvendo assim competências que possibilitam aos estudantes mobilizar seus conhecimentos para atuar na sociedade.
Estabelecemos uma relação de mediação da aprendizagem com o estudante, estimulando-o a desenvolver sua autonomia, colocando-se como protagonista de seu processo de construção de conhecimento e responsabilizando-se por suas escolhas, erros e acertos.
Metodologias inovadoras capazes de desenvolver nos estudantes competências necessárias ao enfrentamento dos desafios contemporâneos, sendo capazes de mobilizar saberes técnicos e emocionais para lidar com a diversidade e instabilidade.
Reunimos no “Programa de Ensino - Projetos de Vida Agostinianos” elementos e metodologias da nossa tradição, capazes de responder com diferencial estratégico, criatividade e inovação aos anseios contemporâneos que exigem uma 'alfabetização de futuros' e construção de Projetos de vida que impactem e construam uma 'nova Cidade'.
Elementos que estão profundamente presentes na trajetória de Santo Agostinho e que oferecem um caminho para que as nossas crianças, adolescentes e jovens se conheçam e construam um caminho para serem felizes. Uma educação para a interioridade, a vida em comunidade e o serviço à humanidade.
Os Projetos de Vida Agostinianos atuam no desenvolvimento de três dimensões da existência humana.
Relacionada aos processos de construção das identidades e ao desenvolvimento do autoconhecimento, do autoconceito e da autoestima. É no trabalho com a dimensão pessoal que os estudantes aprofundam seus questionamentos sobre quem são, como querem viver, quais são seus desejos, gostos e habilidades.
Diz respeito às interações que o sujeito estabelece com as outras pessoas e com o contexto em que vive (sua família e sua comunidade, por exemplo), na perspectiva do bem comum, da corresponsabilidade e do engajamento transformador com o meio. É na dimensão social que se revela o cuidado com a vida coletiva e com causas presentes e futuras.
Refere-se à construção de um olhar complexo sobre os aspectos que envolvem o mundo do trabalho, como: o que é ser profissional na contemporaneidade; os vários campos de atuação profissional; os dilemas que envolvem o mercado de trabalho; as relações éticas e interpessoais no contexto profissional.
Eletivas são unidades curriculares de livre escolha dos estudantes, com duração de um semestre cada, que lhes possibilitam experimentar diferentes temas, vivências e aprendizagens, de maneira a diversificar e enriquecer o seu Itinerário Formativo. Conheça as eletivas da Unidade Contagem:
No Núcleo de Estudos, o estudante terá experiências de construção do conhecimento a partir da sua área de interesse. Nesse sentido, ele é o elemento central de mudança para o Novo Ensino Médio, uma vez que possibilita a escolha e rompe com o recorte disciplinar, ampliando a complexidade dos saberes construídos a partir de diversos referenciais.
Nele, os eixos estruturantes ganham destaque, já que visam criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, promovendo a sua formação pessoal, profissional e cidadã, buscando envolvê-los em situações de aprendizagem que lhes permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros.
Considerando a centralidade da relação estudante/conhecimento, optamos pelo desenvolvimento dessa unidade curricular no formato híbrido. Assim, por meio da mediação docente, o estudante aprenderá a buscar, acessar e refletir de forma autônoma, bem como a partilhar, discutir e construir de forma coletiva.
O Núcleo de Estudos terá duração anual. Espera-se que essa experiência de escolha do estudante possibilite o desenvolvimento da autonomia, levando em conta as possibilidades de frustração durante o processo. Cada Unidade Escolar elaborará as suas propostas de Núcleos de Estudos a partir da afinidade e interesse dos docentes e discentes.
Como atuar de maneira ética e responsável no mundo em que vivemos? Como se engajar em projetos de mobilização social? Como equilibrar as relações entre política e economia? Como entender o lugar de cada um na cidade? Venha obter respostas a essas e outras perguntas a partir do rap, do grafite e do samba. Tudo de mãos dadas com o Emicida, produtor e roteirista de AmarElo.
O projeto pretende levantar questões fundamentais, tais como: a influência das mídias sociais na consciência crítica nos adolescentes, o papel da escola na formação de pensamento crítico, a partir das referências midiáticas e muitas outras. O objetivo é ampliar a consciência quanto às narrativas presentes nas linguagens verbais e não verbais, potencializando a capacidade crítica por meio da concepção de processos criativos relacionados às mídias sociais e aos meios de comunicação de massa.
Por que fazer uma construção sustentável? Como deverá ser feito o descarte dos resíduos de uma construção? Qual será o custo de uma construção sustentável? A partir dessas perguntas, é possível exercitar a curiosidade intelectual, a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos de diferentes áreas.
Os estudantes mergulharão no universo das ciências da natureza e serão convidados a refletir sobre a ciência por trás dos filmes de heróis ou do universo GEEK. Os alunos também estudarão temas, sob a ótica da biotecnologia como a produção e melhoramento de antibióticos e vacinas, melhoramento genético, inteligência artificial e muito mais. Os estudantes serão protagonistas da aprendizagem. Para isto, serão utilizadas metodologias ativas.
Reunimos aqui as principais respostas às dúvidas que possam surgir sobre o Novo Ensino Médio. Caso não encontre o que você procura, basta entrar em contato conosco que teremos prazer em ajudar e responder.