Novo Ensino Médio: o que é?

O Novo Ensino Médio surge no cenário pedagógico brasileiro como promessa de outros horizontes para a educação básica, apontando para dimensões político-pedagógicas que trazem em seu bojo a ressignificação de pontos basilares do processo educativo, como a formação dos professores, a estrutura curricular e a metodologia.

Assim, somos convidados a fortalecer nossa convicção na construção de uma aprendizagem centrada no estudante, optando por um saber que não seja mero acúmulo de informações, mas constituído como autêntico direito de aprendizagem, auxiliando cada sujeito na mobilização de suas habilidades cognitivas e socioemocionais, capacitando os estudantes na resolução de demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

O Novo Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho

Nessa perspectiva, nós, Escola Agostiniana, apresentamos à sociedade o nosso Novo Ensino Médio. Por meio dele, reafirmamos o compromisso com uma educação inovadora, centrada no desenvolvimento integral do ser humano e comprometida com a vida em todas as suas dimensões. A partir de práticas metodológicas que valorizem cada estudante como autor de seu processo de aprendizagem, visamos garantir o espaço da escolha como constituinte fundamental na construção de um autêntico projeto de vida.

O nosso Novo Ensino Médio possibilita percursos personalizados, favorece o protagonismo e a autonomia do estudante, mantendo a excelência acadêmica e o investimento na formação humana. Ele tem a cara da juventude e o coração dos agostinianos. Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.

Diferenciais do MAIS Ensino Médio

Escolhas

Trabalhamos o autoconhecimento e autonomia de nossos estudantes, para que, durante o percurso do Ensino Médio, sejam capazes de fazer escolhas mais assertivas, considerando suas intenções e potencialidades.

Oportunidades

Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.

Aprofundamento

Criamos condições para que os jovens invistam em conhecimentos convergentes com seus anseios e afinidades, desenvolvendo, de forma mais efetiva, os potenciais de cada estudante.

Práticas

Estreitamos a relação entre teoria e prática a partir de propostas metodológicas que privilegiam a análise, resolução e aplicação em situações reais, desenvolvendo assim competências que possibilitam aos estudantes mobilizar seus conhecimentos para atuar na sociedade.

Autonomia

Estabelecemos uma relação de mediação da aprendizagem com o estudante, estimulando-o a desenvolver sua autonomia, colocando-se como protagonista de seu processo de construção de conhecimento e responsabilizando-se por suas escolhas, erros e acertos.

Inovação

Metodologias inovadoras capazes de desenvolver nos estudantes competências necessárias ao enfrentamento dos desafios contemporâneos, sendo capazes de mobilizar saberes técnicos e emocionais para lidar com a diversidade e instabilidade.

Projeto de vida

Reunimos no “Programa de Ensino - Projetos de Vida Agostiniano” elementos e metodologias da nossa tradição, capazes de responder com diferencial estratégico, criatividade e inovação aos anseios contemporâneos que exigem uma 'alfabetização de futuros' e construção de Projetos de vida que impactem e construam uma 'nova Cidade'.

Elementos que estão profundamente presentes na trajetória de Santo Agostinho e que oferecem um caminho para que as nossas crianças, adolescentes e jovens se conheçam e construam um caminho para serem felizes. Uma educação para a interioridade, a vida em comunidade e o serviço à humanidade.

Os Projetos de Vida Agostiniano atuam no desenvolvimento de três dimensões da existência humana.

Dimensão Pessoal

1

Relacionada aos processos de construção das identidades e ao desenvolvimento do autoconhecimento, do autoconceito e da autoestima. É no trabalho com a dimensão pessoal que os estudantes aprofundam seus questionamentos sobre quem são, como querem viver, quais são seus desejos, gostos e habilidades.

Dimensão Social

2

Diz respeito às interações que o sujeito estabelece com as outras pessoas e com o contexto em que vive (sua família e sua comunidade, por exemplo), na perspectiva do bem comum, da corresponsabilidade e do engajamento transformador com o meio. É na dimensão social que se revela o cuidado com a vida coletiva e com causas presentes e futuras.

Dimensão Profissional

3

Refere-se à construção de um olhar complexo sobre os aspectos que envolvem o mundo do trabalho, como: o que é ser profissional na contemporaneidade; os vários campos de atuação profissional; os dilemas que envolvem o mercado de trabalho; as relações éticas e interpessoais no contexto profissional.

Conheça as Eletivas

Eletivas são unidades curriculares de livre escolha dos estudantes, com duração de um semestre cada, que lhes possibilitam experimentar diferentes temas, vivências e aprendizagens, de maneira a diversificar e enriquecer o seu Itinerário Formativo. Conheça as eletivas da Unidade Contagem:

Acampa: Vida ao Ar Livre

Presencial Semestral

A disciplina Vida ao Ar Livre busca construir experiências práticas na natureza, possibilitando a compreensão da nossa relação com 'nossa casa comum' de forma saudável e sustentável. De forma progressiva e atrativa a disciplina vai de encontro às atividades práticas ao ar livre, contemplando o manuseio de aparelhos de orientação, observação e localização, manuseio de ferramentas, raciocínio analítico, técnicas de sobrevivência, nós e amarras, jogos de aventura e vida em equipe. O curso terá toda sua carga horária voltada para propostas inteiramente práticas.

Believe Earth: Cultivar o que se Come

Presencial Semestral

Pretende articular, aprofundar e integrar conhecimentos e conexões entre a produção dos alimentos, as relações com a terra e as transformações dos meios de produção, processamento e consumo. Entender as mudanças evolutivas da espécie, em que “cultivar e cozinhar nos tornou humanos”, de tal modo que os alunos possam retomar o vínculo com a terra, esteja ela no pátio da escola, no vaso, na horta comunitária ou na propriedade rural. Durante o processo, experimentarão a prática de produção de alimentos, compreendendo de onde vem a comida e refletindo sobre os processos de cultivo e consumo.

Board Games e Cidades

Presencial Semestral

De maneira lúdica e teórica, essa disciplina pretende abordar as implicações políticas e ecológicas das escolhas humanas nas diversas cidades do planeta, de forma que os estudantes sejam provocados, por meio de jogos de tabuleiro, a refletir sobre qual planeta pretendem deixar para as próximas gerações, tendo como propósito amadurecer consciências e posturas a respeito de uma cidadania que alcance uma condição mais ampla. De forma prática, os estudantes experimentarão jogos existentes e produzirão outros que tenham a conscientização sobre a cidadania planetária como tema principal.

Cinema, Imagem e Movimento

Presencial Semestral

Engloba desde os conceitos básicos da arte cinematográfica, como luz, plano, corte, edição, montagem e suas diferentes técnicas e variações até a análise, discussão e criação de obras audiovisuais. A disciplina irá estimular, a partir de métodos ativos e diversificados, as habilidades de interpretação, análise e criação autônomas.

Cinema, Quadrinhos e Distopias

Presencial Semestral

Pretende abordar a ideia de justiça em Hannah Arendt e Agostinho, analisar o conceito de distopia no âmbito da literatura e da política e propor uma reflexão qualificada a respeito de momentos históricos em que tais conceitos podem ser associados a algumas formas de exercício de poder. A eletiva terá três partes. Cada parte irá se assentar em uma obra clássica associada a um episódio específico da série “Black Mirror”, da Netflix. Todas as três partes deverão desenvolver os valores agostinianos da justiça e corresponsabilidade a partir da concepção de Hannah Arendt sobre esses conceitos.

ConsCiência na Cozinha

Presencial Semestral

Os estudantes serão estimulados a, além de cozinhar, refletir sobre questões científicas relacionadas ao cozimento dos alimentos, como a reação nas panelas; cozimento e reações químicas; perfumes e aromas; cores e sabores; por que a sopa esfria quando a sopramos; como esquentar os alimentos; caldos e cozidos; os cálculos do cozimento; as frituras; açúcar que se aquece; o pão; as transformações do ovo; entre a dureza e a putrefação; cozimento a vapor interno; a ligação com o amido; a preparação dos iogurtes; como se deve agitar um sorvete; o frio e o fresco.

Cosmetologia: Tecnologia de Tratamentos Estéticos

Presencial Semestral

Nesta disciplina os estudantes irão desenvolver suas habilidades através do estudo e produção de materiais cosméticos. As práticas contemplarão a produção de alguns cosméticos, concurso do melhor produto produzido, simulação da abertura de um negócio. Ao longo do processo os estudantes poderão desenvolver habilidades voltadas para o autocuidado, a criatividade e o empreendedorismo.

Desenvolvimento de Aplicativos

Virtual Semestral

Articula conhecimentos de empreendedorismo e programação focados no uso de tecnologias digitais, por meio da abordagem criativa e inovadora do Design Thinking, de tal modo que os alunos sejam mobilizados para desenvolver habilidades e competências, como a criatividade, o trabalho em equipe, o raciocínio lógico, o pensamento computacional e a capacidade de resolução de problemas, permitindo-lhes planejar e construir um aplicativo do tipo e-commerce para smartphones.

Diversidades Étnico-raciais

Presencial Semestral

Pretende formar nos/nas estudantes as competências socioemocionais com as quais deverão ser capazes de interagir respeitosamente entre grupos de diferentes raças e etnias tanto no ambiente escolar quanto nos demais espaços de convivência social. Para tanto, propõe-se compreender conceitos fundamentais à convivência na e para a diversidade étnico-racial, bem como oportunizar o desenvolvimento da empatia e a superação de ideias e práticas discriminatórias.

Educação Financeira

Presencial Semestral

Essa disciplina pretende articular, aprofundar e integrar os conhecimentos relacionados a investimentos financeiros e matemática financeira, de forma que os alunos possam conhecer as diferentes formas de se investir. Além de promover práticas financeiras saudáveis, pretende-se conscientizar sobre a importância e necessidade de um conhecimento financeiro para uma vida futura mais completa e tranquila.

Investigação Forense

Presencial Semestral

Tem como objetivo canalizar a curiosidade dos estudantes para que ampliem seu conhecimento em relação às técnicas forenses. Desta forma, serão analisadas técnicas, como balística forense, datiloscopia criminal, exame de DNA e investigação de manchas de sangue utilizando luminol. Além disso os estudantes compreenderão, por meio de experiências e diálogos com especialistas, o que consiste o trabalho de um perito.

Práticas Socioambientais

Presencial Semestral

Promoverá a análise dos problemas sociais e ambientais, suas causas e consequências, buscando compreender os impactos ambientais na comunidade em que cada estudante vive. A partir dessa análise os estudantes construirão propostas e farão intervenções sociais em suas realidades, no sentido de promover alguma transformação que busque uma relação sustentável com o meio ambiente.

Simulanerd

Presencial Semestral

A disciplina abordará diferentes conceitos de liberdade e igualdade a partir de quadrinhos e filmes da cultura pop. Partindo das narrativas e características de personagens icônicos (com os super-heróis, mutantes e bruxos) a eletiva promoverá a reflexão a respeito de contextos históricos em que os conceitos de liberdade e igualdade podem ser associados a diferentes formas de exercício de poder. A partir desse universo lúdico os estudantes construirão uma simulação dos fóruns de discussão mundiais abordando as temáticas que atravessam a experiência humana contemporânea.

Núcleo de estudos

No Núcleo de Estudos, o estudante terá experiências de construção do conhecimento a partir da sua área de interesse. Nesse sentido, ele é o elemento central de mudança para o Novo Ensino Médio, uma vez que possibilita a escolha e rompe com o recorte disciplinar, ampliando a complexidade dos saberes construídos a partir de diversos referenciais.

Nele, os eixos estruturantes ganham destaque, já que visam criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, promovendo a sua formação pessoal, profissional e cidadã, buscando envolvê-los em situações de aprendizagem que lhes permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros.

Considerando a centralidade da relação estudante/conhecimento, optamos pelo desenvolvimento dessa unidade curricular no formato híbrido. Assim, por meio da mediação docente, o estudante aprenderá a buscar, acessar e refletir de forma autônoma, bem como a partilhar, discutir e construir de forma coletiva.

O Núcleo de Estudos terá duração anual. Espera-se que essa experiência de escolha do estudante possibilite o desenvolvimento da autonomia, levando em conta as possibilidades de frustração durante o processo. Cada Unidade Escolar elaborará as suas propostas de Núcleos de Estudos a partir da afinidade e interesse dos docentes e discentes.

CIÊNCIAS HUMANAS

Amarelo: os Humanos e a Cidade

Como atuar de maneira ética e responsável no mundo em que vivemos? Como se engajar em projetos de mobilização social? Como equilibrar as relações entre política e economia? Como entender o lugar de cada um na cidade? Venha obter respostas a essas e outras perguntas a partir do rap, do grafite e do samba. Tudo de mãos dadas com o Emicida, produtor e roteirista de AmarElo.

LINGUAGENS E CÓDIGOS

Vozes Ampliadas: o Jogo da Influência

O projeto pretende levantar questões fundamentais, tais como: a influência das mídias sociais na consciência crítica nos adolescentes, o papel da escola na formação de pensamento crítico, a partir das referências midiáticas e muitas outras. O objetivo é ampliar a consciência quanto às narrativas presentes nas linguagens verbais e não verbais, potencializando a capacidade crítica por meio da concepção de processos criativos relacionados às mídias sociais e aos meios de comunicação de massa.

MATEMÁTICA

Construções Inteligentes e Sustentáveis

Por que fazer uma construção sustentável? Como deverá ser feito o descarte dos resíduos de uma construção? Qual será o custo de uma construção sustentável? A partir dessas perguntas, é possível exercitar a curiosidade intelectual, a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos de diferentes áreas.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Biotecnologia e Saúde

Os estudantes mergulharão no universo das ciências da natureza e serão convidados a refletir sobre a ciência por trás dos filmes de heróis ou do universo GEEK. Os alunos também estudarão temas, sob a ótica da biotecnologia como a produção e melhoramento de antibióticos e vacinas, melhoramento genético, inteligência artificial e muito mais. Os estudantes serão protagonistas da aprendizagem. Para isto, serão utilizadas metodologias ativas. 

Perguntas Frequentes

Reunimos aqui as principais respostas às dúvidas que possam surgir sobre o Novo Ensino Médio. Caso não encontre o que você procura, basta entrar em contato conosco que teremos prazer em ajudar e responder.