Notícias

25 de agosto de 2017

“Chuva” de folhas

Os alunos do Maternal B vivenciaram uma experiência muito interessante proporcionada pela natureza. No dia 14 de agosto, quando chegaram ao parquinho, depararam-se com uma “chuva” de folhas da árvore sibipiruna formando um tapete no chão. “Olha o outono!”

As crianças não hesitaram em brincar e se divertiram muito, ajuntando, espalhando, jogando folhas para o alto. Momentos de muita alegria!

 

Renata Gomes

Professora do Maternal

 

Curiosidade:

Por que as folhas das árvores caem no outono?

 

Trata-se de uma estratégia das plantas para se proteger do frio, reduzindo ao máximo seu gasto de energia. “Quando chega o outono e os dias começam a ficar mais curtos, a natureza está sinalizando às árvores que chegou o momento de modificar algumas de suas características”, afirma o biólogo Gilberto Kerdauy, da USP. Com menos luz solar, a primeira alteração é parar de produzir clorofila, a substância responsável pela absorção do gás carbônico e sua transformação em carboidratos, usados na geração de energia para a planta. Com a diminuição da clorofila, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas. A planta começa, então, a produzir um hormônio chamado ácido abscísico. Ele se acumula na base da haste das folhas, o pecíolo, matando as células daquela região. O pecíolo acaba se rompendo e a folha cai, sem precisar mais ser alimentada pela árvore, que pode, então, usar essa energia para seu próprio aquecimento.

 

Referência: https://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/por-que-as-folhas-das-arvores-caem-no-outono/

Compartilhe
Agendar Visita agendar visita