Notícias

19 de junho de 2019

3º ano realiza experiências com luz e sombra

Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental utilizaram a criatividade e a ludicidade para descobrir sobre o fenômeno da luz e da sombra. Com apoio das famílias, construíram uma “caixa de sombras”, utilizando uma embalagem de papelão como base e uma folha de papel vegetal. Em sala, manusearam sólidos geométricos para criar diferentes estruturas. Com a utilização de uma lanterna, realizaram a projeção das sombras, observando as formas geométricas relacionadas a cada sólido.

Em um segundo momento, os estudantes utilizaram a “caixa de sombras” para brincar de projetar sombras que lembram figuras de animais, usando as mãos. Não faltou criatividade!

No quintal e no pátio, as turmas observaram uma fonte de luz natural – o Sol. Com o giz, contornaram as sombras dos colegas, analisando o deslocamento das sombras de um lado a outro, de acordo com o movimento corporal, e ainda, a posição da sombra em relação à fonte de luz.

Os estudantes manusearam corpos opacos, transparentes e translúcidos, observando as diferenças nas projeções das sombras de acordo com as características de cada objeto ou material.

Ao manejar materiais, observar e brincar com os contornos dos objetos expostos à luz, os estudantes puderam entrar em contato com conceitos matemáticos e com diferentes conhecimentos científicos. Utilizando a curiosidade e a criatividade, cada criança foi protagonista de seu aprendizado, experimentando o mundo e realizando descobertas.

Que venham as novas experiências!

Compartilhe