Notícias

07 de junho de 2021

45 anos de Arraiá: tradição e histórias do Santão

Ô, cumadi! Ô, cumpadi!

Nossa tão esperada Festa Junina foi um sucesso! E neste ano tivemos um motivo muito especial para festejar. 
Para celebrar os 45 anos do Colégio, misturamos a festa de aniversário com Festa Junina. Essa ideia foi boa demais da conta né! Fizemos uma festança on-line, para resgatar as tradições das festas e comemorar a nossa história, com muito anarriê, alavantú e balancê!

Clique aqui e confira a galeria de fotos!

45 anos de Arraiá

A escolha desse tema vem do fato de que a festa junina está presente desde a fundação do Colégio e por isso se tornou um evento tradicional em nossa instituição e, como qualquer manifestação tradicional da cultura brasileira, apresenta um movimento contínuo de mudanças e adequações, pois é exatamente essa adaptabilidade que as permite continuar existindo em diferentes contextos históricos e sociais.

São 45 anos de um projeto que representa tanto uma dimensão pedagógica, ancorada no desenvolvimento de competências e habilidades de diferentes componentes curriculares, como uma dimensão social, uma vez que promove um movimento de manutenção de uma manifestação tradicional da cultura brasileira.

“Na festa acontece uma espécie de reencantamento da vida, um jogo espontâneo de faz de conta, como se a memória do grupo fosse um acervo vivo de experiências a serem reinventadas a cada momento.” (GOMES, 2008, p. 44). Sabendo disso, nossa intenção é explorar a capacidade de transformação que essas duas manifestações culturais tradicionais apresentam e usar as seguintes perguntas como ponto de partida do projeto junto aos estudantes: já que estamos juntando duas tradições típicas da nossa cultura, comemorar aniversários e a festa junina, o que não pode faltar nessa comemoração? Quais são os elementos tradicionais dessas celebrações que queremos manter e quais ideias novas podemos trazer para deixar essa festa ainda mais legal, divertida e que dure por muito tempo?

Compartilhe