Notícias

30 de junho de 2021

Alunos do 1º ano aprendem sobre a cultura indígena nas aulas de Música e Artes Visuais

Nas aulas de Música e Artes Visuais, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental puderam conhecer um pouco mais da arte indígena através do contato com instrumentos musicais e seus significados, músicas, grafismos, desenhos e tradições dos povos ancestrais brasileiros, em especial do povo Krenak, que vive numa reserva às margens do Rio Doce, e do povo Pataxó, da Fazenda Indígena Guarani, ambas em Minas Gerais.

As propostas em Música passaram desde o contato com a música Po Hamék (pronuncia-se Pauamé), uma cantiga de saudação dos Krenak que envolve batidas dos pés e das mãos, até a construção de um pau-de-chuva feito com materiais alternativos. Os alunos também conheceram a lenda indígena do Uirapuru, o pássaro amazônico de canto raro, melodioso e agudo - Dizem que quem o escuta cantar, um pedido pode fazer!

Nas Artes Visuais, as turmas tiveram a oportunidade de saber o que é e do que é feito um muiraquitã. Se você avistar um sapinho verde com algum curumim, você saberá que ele estará bem protegido, de acordo com a cultura indígena.

E por fim, construíram uma pipa com elementos gráficos e cores extraídas da natureza, tendo sua rabiola formada por diversas nacionalidades musicais, com especial olhar para a música de nossos índios.

Compartilhe