Notícias

12 de fevereiro de 2021

Campanha da Fraternidade 2021: “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”

Departamento de Evangelização, Pastoral e Ação Social 

Neste ano, as Igrejas Cristãs nos propõem uma caminhada voltada para a V Campanha da Fraternidade Ecumênica, que traz o tema: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”. (Ef 2, 14a)

Ela é fruto do encontro de várias denominações cristãs que se reuniram e unanimemente perceberam a necessidade de elaborarem uma ação comum em vista de tantos acontecimentos mundiais que influenciaram negativamente a busca pela unidade e paz mundial. A cultura do ódio vem alimentando a divisão entre as pessoas a partir de qualquer diferença que cada um traz (traço próprio da humanidade).

No campo da Educação, somos chamados a ser uma fraternidade de diálogo com o compromisso de amor, geradores de vida com sentido, promotores do conhecimento, defensores da ciência e da crença (não necessariamente ligada à religião). Acreditar é dar sentido ao que se apresenta como horizonte de possibilidade. Crer na evolução da humanidade, na ciência, em si mesmo e no outro. Convido à leitura do Pacto Educativo Global que aborda esta dimensão.

Cada um de nós é ao mesmo tempo educador e aprendiz a partir de nosso lar, família, escola, setor, departamento e cargo que exerça, e, portanto, conhecedor da beleza do que é nossa escola, não só na estrutura física, mas, sobretudo, pelas pessoas que a compõem. Nosso lar se transformou em escola e a escola, em nosso lar. Assim, percebemos, mais do que nunca, a necessidade da parceria família-escola. Desde o ano passado, temos realizado atos de amor, carinho, acolhimento e demonstrado grande afeto uns pelos outros. É neste espírito que a Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a continuarmos na missão do próprio Jesus de Nazaré de acolher o outro e se deixar acolher. Fazer do retorno à escola uma oportunidade da prática da cultura do encontro (Encíclica Fratelli Tutti), do estar feliz pela vida do outro que se faz presente em sua vida, do acolher sem reservas e com muito respeito a cada um e cada uma. Que a prática da empatia e a gratidão sejam nossa missão e nossa bandeira a ser hasteada no solo de nosso Colégio, em todos os espaços de convivência, e em nossos lares!

Caminhemos juntos no diálogo, em unidade, no compromisso de amor e na paz, pois tudo está interligado!

Boa caminhada quaresmal!

Compartilhe