Notícias

28 de junho de 2021

Cartas com afeto e amor

O mês de junho é dedicado à conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. Em função disso, realizamos uma ação conjunta com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, de Contagem.

Os alunos do 6º e 7º anos do Colégio Santo Agostinho – Contagem foram convidados a escrever cartinhas aos 60 idosos assistidos pelo CRAS da região industrial com o objetivo de fortalecer os vínculos geracionais e demonstrar gratidão e reconhecimento neste momento de extrema fragilidade da população idosa, devido às regras impostas pela pandemia. Cada aluno recebeu o nome de um dos idosos, que faz parte do grupo, e escreveu sua linda cartinha repleta de afeto, amor, elogios e valorização da pessoa idosa.

No dia 23 de junho, as cartinhas foram entregues para algumas idosas, convidadas pelo CRAS para representar todo o grupo, uma vez que devido aos protocolos de segurança não foi possível reunir todos os componentes.

Foi uma cerimônia marcada por emoção e empatia.  Houve contação de histórias pela Cássia Meira, mãe do estudante Enzo Meira Pereira (6º ano B), que representaram famílias e estudantes, no evento; houve leitura de poemas produzidos pelos estudantes e leitura das cartinhas destinadas aos idosos presentes.

Luis Felipe Cavalcante (6º ano D) ficou muito feliz em participar desse projeto. “Senti que levei um pouco de alegria para duas senhoras, dona Joana e dona Esmeralda. Fiquei muito emocionado quando soube que a dona Esmeralda recebeu a minha cartinha, pois ela tinha sofrido um AVC. Tenho certeza de que a minha cartinha fez ela feliz em um momento difícil que estava passando.”

“As idosas presentes expressaram sua gratidão e alegria pelo recebimento das cartinhas, homenagens e palavras tão carinhosas que chegaram para aquecer seus corações e reavivar o desejo de lutar pela vida. Foi um momento mágico!”, conta Inez Grigolo, professora de história.

Ao final do encontro, a equipe do CRAS entregou uma mensagem e pacotinhos com sementes de girassol para serem entregues a cada estudante que escreveu uma das cartinhas aos idosos.

Saiu na imprensa:

Prefeitura de Contagem | Desenvolvimento Social - Junho/2021: Alunos do Colégio Santo Agostinho Contagem fazem homenagem aos idosos do Cras Industrial 

Compartilhe