Notícias

17 de março de 2021

Conheça os líderes de turma do 6º ao 8º ano

“Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.
Não basta fazer as coisas boas, é preciso fazê-las bem.”(Santo Agostinho)

 

COMO ESCOLHER UM LÍDER DE TURMA?

Atribuições do líder:

  • Disposição para realizar as tarefas de líder;
  • Organização;
  • Saber comunicar-se bem;
  • Ser responsável como estudante.

Funções do líder de turma:

  • Repassar comunicados realizados nos grupos de WhatsApp e pelos professores nas aulas;
  • Ajudar o professor no compartilhamento de atividades para os estudantes ausentes;
  • Encaminhar solicitações da turma aos analistas;
  • Levar à supervisão ou à analista de série qualquer ato de discriminação e desentendimento entre colegas;
  • Dar exemplo de participação, compromisso, respeito e organização da própria vida escolar;
  • Auxiliar a turma a organizar-se para o JISA, aulas de educação física, arte etc.;
  • Ajudar a promover a seriedade e o compromisso com as aulas.

CARTA DOS CANDIDATOS 

Para se candidatar, os estudantes do 6º ao 8º ano tiveram que justificar o porquê da candidatura como líder de turma. Conheça algumas cartas recebidas:

>> “Eu gostaria de ser líder de turma para ser a ponte entre os meus colegas e o Colégio (professores e direção), informando ao analista de série as demandas dos meus colegas e, dessa forma, ajudando ambas as partes. Como eu tenho um bom relacionamento com todos, acredito que sou capaz de manter um diálogo ético com a minha turma, ajudando a administrar problemas da melhor forma possível. Além disso, tenho facilidade para me expressar, gosto de trabalhar em equipe e, ao mesmo tempo, tenho espírito de liderança. Sendo assim, acredito que eu tenho as qualidades necessárias para exercer bem esse papel promovendo o bem comum.” Bernardo Ferreira Vinhal – 6º ano D

>>“Adquiri muitas experiências com meus anos de representante. Gostaria de continuar desempenhando a função de representante de turma porque acredito ter as características fundamentais para isso. Sou paciente, ouço sempre meus colegas e tento ajudá-los da melhor maneira. Contribuirei sempre com um diálogo saudável entre meus colegas e professores; meus colegas e a coordenação, estou disposta a ajudar com bom senso e responsabilidade no que for necessário. Levarei questões comuns dos demais colegas de sala para professores e coordenadores. Terei equilíbrio e força de vontade para sempre manter a ordem, a paz e serei justa. Prometo uma comunicação clara e transparente. Dialogar de maneira amigável, espontânea e franca. Fornecerei dados sobre as dificuldades dos alunos e poderei encaminhá-los para a equipe pedagógica. Orientarei os colegas sobre questões de respeito mútuo, disciplina e uma convivência mais harmoniosa.

Quando as aulas voltarem para o presencial, estarei atenta aos protocolos de segurança orientando os colegas para que haja confiança no trabalho que a escola desempenha. Cumprirei para que a minha turma receba todos os avisos passados pela coordenação. E, por fim, chegar ao final do ano com um grupo mais amigo, atuante e participativo.” Júlia Senna de Castro Setragni 7º ano B

>>Eu desejo ser líder de turma porque já tive essa experiência outras vezes e gostei. Também pretendo me candidatar para ajudar a turma, para que neste ano possamos ter a melhor experiência no oitavo ano possível, e nos tornarmos melhores do que o ano passado. Além de ajudar a turma, ser líder é uma experiência que me ajuda a crescer também, já que terei novas responsabilidades e novos compromissos. Também acho que eu me encaixo no perfil de representante, já que tento participar o máximo possível das aulas, tirar minhas dúvidas e fazer todas as atividades em dia. Sendo líder de turma, pretendo ouvir as pessoas e saber a opinião delas para cada decisão a ser tomada, respeitando e confiando em cada uma. Eu gosto muito de ajudar as pessoas e, sendo representante de turma, pretendo ajudar todos a alcançarem os seus objetivos enquanto estudantes e a superar este ano, que está sendo difícil para todos, mas que esperamos que vai melhorar. Também percebi que muitos alunos não têm participado no ensino virtual e quero ajudar esses alunos a serem mais participativos. Outras pessoas também têm dificuldades para se organizar, como por exemplo na hora de realizar as atividades diárias da escola, e tenho conseguido me organizar bem, por isso, posso ajudar as pessoas que ainda não conseguem. Quanto aos professores e supervisão, pretendo ajudá-los a enviar as mensagens que precisam ser entregues, avisos importantes, e também auxiliar no contato entre professor-aluno e supervisão-aluno, ajudando todos a resolverem seus problemas e superarem suas dificuldades.” Maria Clara Matos Machado - 8º ano D

LÍDERES ELEITOS

L-deres-6-ano_V2.pngL-deres-7-ano.png

L-deres-8-ano.png

Compartilhe