Notícias

15 de julho de 2021

Cultura da civilização do Antigo Egito

Galeria de Fotos

Nas aulas de história, os estudantes do 6º ano tiveram a oportunidade de conhecer aspectos variados da cultura da civilização do Antigo Egito. Realizaram pesquisas para conhecer o contexto histórico dessa civilização milenar, analisaram imagens, assistiram alguns vídeos e produziram um pequeno dicionário histórico de dez palavras-chave relacionadas a essa civilização.  

Após esse trabalho investigativo, a professora Inez Grigolo solicitou que cada estudante representasse um dos aspectos da civilização do Antigo Egito de forma criativa (mumificação, pirâmides, sociedade, faraó, escribas, camponeses/rio Nilo, deuses, tribunal de Osíris, cultura, família, alimentação, vida cotidiana, entre outros). Deveriam escolher um aspecto marcante da civilização egípcia, criar o cenário, representar o fato marcante, fotografar e escrever uma breve explicação da representação.

Os resultados foram surpreendentes! Muita criatividade, coerência, leveza e demonstração da compreensão dos conteúdos estudados. 

Alinhando a teoria com a prática

“Foi interessante realizar a atividade, pois aprendi muito sobre o tema que escolhi:  a mumificação. Pesquisei para conhecer melhor como era feito o ritual em todas as etapas para compor o meu cenário. Na minha opinião, atividades assim são muito importantes, pois nos levam a ter um contato mais real com o tema e assim melhorar o entendimento na matéria.  Achei legal também, porque meus pais me auxiliaram na montagem das cenas e foi um momento de divertimento em família.” 

MIGUEL COUTO MEDEIROS ALVES – 6º ANO A

“Quando estudamos, sempre devemos praticar o que aprendemos nos livros, em casa, onde agora não é só um lugar de aconchego, mas sim de proteção contra o mundo lá fora. Isso é importante para que o conhecimento se fixe na memória, é estudar de uma forma menos cansativa, dinâmica e atrativa. Atividades como essa de recriar uma cena do Antigo Egito, com ornamentos e objetos de sua casa, são exemplos dessa prática, com algo que se aprendeu nos livros, como os faraós (tema escolhido por mim). Buscar o que se aprendeu com exemplos do cotidiano servem como referências e facilitam o aprendizado. A experiência foi incrível!” 

MARIA EDUARDA PASSOS AMORIM – 6º ANO D

Compartilhe