Notícias

22 de março de 2022

Dia de Vivência e convivência Agostiniana

Conviver intensa e plenamente, partilhar impressões e sentimentos, sentir-se junto aos demais, fazer parte de uma comunidade, “jogar conversa fora”, rir e se descontrair com os pequenos gestos da vida, falar e ouvir aquilo que se passa no mais profundo dos nossos seres: tudo isso sintetiza, de algum modo, a experiência do Dia de Vivência Agostiniana, momento propício para compreender o sentido da interioridade (“conhece-te a ti mesmo”) e da capacidade relacional do ser humano (“dependemos uns dos outros para sermos nós mesmos”). Depois de um longo período de distanciamento social devido à pandemia, foi emocionante e gratificante realizar esse momento de vivência e convivência entre as turmas da 2ª e da 3ª série nessa atividade.

De modo especial, poder realizar o encontro no Centro Ilali, referência agostiniana no quesito ecologia integral, fez todo o sentido: o ambiente acolhedor, a riqueza e a diversidade da natureza ao redor são um verdadeiro convite para interagir e interligar-se consigo mesmo, com as demais pessoas e com todas as formas de vida ali presentes. Caminhar pelas trilhas ecológicas, sentir o cheiro do mato, observar as pequenas expressões de vida (insetos, aves, plantas e árvores frutíferas), alimentar-se numa perspectiva de conhecer e explorar novos sabores e saberes… tudo isso fez da vivência algo muito mais enriquecedor e valoroso.

Durante todo o dia, e ao término das atividades, sentimos os participantes mais próximos uns dos outros, mais abertos ao diálogo e à escuta, muito conscientes dos desafios neste início de ano letivo. Que essa experiência os tenha fortalecido ainda mais para toda a jornada de 2022, incentivando-os a se encontrarem inteiros e despertos diante dos desafios da vida!

Compartilhe