Educação para o Patrimônio
Por vezes, ouvimos crianças e adolescentes dizerem: “Museu é chato! Não tem nada para fazer lá!”. Porém, quando eles entendem qual é o patrimônio histórico e artístico preservado por cada ambiente, quando compreendem a importância desses espaços para a educação e a cultura da humanidade, tornam-se entusiastas de sua proteção.
A escola, por sua vez, é também um motor da sociabilidade, e seu trabalho pode transcender às salas de aula. Por isso, a equipe de professores do 6º ano propôs um ciclo de trabalho relativo à origem da vida no planeta e, a partir disso, recomendou que se fizesse uma visita ao Museu de História Natural da PUC Minas, durante a qual os estudantes poderiam guiar seus pais pelos diversos espaços, mostrando-lhes os conteúdos aprendidos e vivenciados na escola.
Nesse contexto, foi agendado um dia específico para uma ação coletiva, da qual participaram 70% dos estudantes do 6º ano e suas famílias.
“Enquanto mãe e professora, parabenizo o modelo de visita proposto pelos professores do 6º ano ao Museu de História Natural da PUC Minas. Fiquei encantada com o espaço e o acervo do museu, bem como com as atividades oferecidas às crianças. Que venham outras visitas, outros fins de semana, outros museus! É a escola para além da escola!”, afirma Ana Paula Ribeiro, mãe da estudante Júlia Ribeiro Silvestres (6º A).