Notícias

08 de maio de 2023

Grupo Sarandeiros participa do 15º Festival Nacional de Danças Folclóricas em Blumenau

Os alunos dos grupos Sarandeiros do Colégio Santo Agostinho, das unidades de Belo Horizonte e Contagem, participaram do 15º Festival Nacional de Danças Folclóricas (Festfolk), realizado em Blumenau. O Festival, que ocorreu entre os dias 28 de abril e 1º de maio, teve como objetivo valorizar as tradições e costumes culturais brasileiros, com apresentações na Vila Germânica e na Praça Dr. Blumenau.

O Festfolk reuniu grupos de danças folclóricas de todo o país, promovendo a divulgação da brasilidade, valorizando a cultura e a identidade nacional. Ao todo, foram selecionados 25 grupos vindos de diferentes regiões do Brasil, representando diversas etnias, como italiana, alemã, ucraniana, polonesa, japonesa, nordestina, gaúcha, argentina, cultura popular e brasileira, totalizando 650 folcloristas.

O Grupo Sarandeiros, com sua coreografia riquíssima de estilos culturais, brilhou durante o Festival. O coordenador do grupo na Unidade Contagem, Petrônio Ferreira, destacou a dedicação do Sarandeiros em estudar toda a cultura brasileira e trazer para o palco manifestações de todo o país. Ele ressaltou: "É uma forma de preservar as tradições. Nós temos um trabalho educacional com adolescentes e jovens, valorizando as ricas e diversas tradições brasileiras, apresentando espetáculos que enaltecem a cultura popular do nosso país".

Durante o festival, o Grupo Sarandeiros apresentou três espetáculos: "Minas-Brasil" (Moçambique, Carimbó, Quadrilha, Frevo e Aquarela), "Paritins" (Pajé, Rainha do Folclore, Cunhã e Índios do Brasil) e "Terreiros" (Oxóssi, Maracatu - Xangô e Iansã, Ogum e Afoxé). A performance impecável e a energia contagiante dos alunos encantaram o público presente.

Essa experiência no Festfolk foi de extrema importância para os nossos alunos, pois além de proporcionar a vivência cultural e artística, fortalece a valorização das tradições brasileiras. O Colégio Santo Agostinho parabeniza os alunos e toda a equipe envolvida por representarem com brilhantismo a cultura popular brasileira e pela dedicação em levar a arte do povo ao palco.

Compartilhe