Notícias

25 de fevereiro de 2022

Inscrições abertas para as Olimpíadas de Matemática 2022

Estão abertas as inscrições internas para o Concurso Canguru de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas - Obmep!

Ao participarem do Canguru de Matemática e da Obmep, nossos alunos terão a oportunidade de testar seus conhecimentos, além de enriquecer o currículo escolar. As situações-problemas apresentadas são adequadas aos vários níveis de escolaridade e acessíveis à maioria dos estudantes.

Como fazer a inscrição?

Os pais ou responsáveis pelos alunos interessados deverão preencher a ficha de inscrição por meio dos links abaixo, até o dia 08 de março, terça-feira.

 CANGURU DE MATEMÁTICA - clique aqui para se inscrever 
>> para alunos do 3º ano EF à 3ª série EM <<

 OBMEP - clique aqui para se inscrever 
>> para alunos do 6º ano EF à 3ª série EM <<

Para que a inscrição seja realizada, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), precisamos da autorização dos pais ou responsáveis por meio do Termo de Consentimento. Nos links acima vocês terão acesso a todas as informações legais do Termo e à explicação sobre a necessidade da autorização.

Ah, fiquem atentos aos segmentos dos estudantes para inscrição!

Pedimos que se inscrevam somente os alunos que tenham real interesse na realização da prova, pois os custos da inscrição de cada participante junto às organizações desses eventos são de responsabilidade do Colégio Santo Agostinho. É importante o compromisso de participação de cada aluno, devendo possível ausência ser justificada junto ao supervisor da série. 

Quando serão aplicadas as provas?

As provas do Canguru de Matemática serão presenciais, aplicadas dia 17 de março, quinta-feira, das 18h às 20h. Já para a Obmep, as provas da 1ª fase serão aplicadas, no Colégio, no dia 07 de junho, das 18h às 20h, e a 2ª fase (somente para aprovados), no dia 08 de outubro (local e horário serão divulgados pelos organizadores). Os estudantes inscritos serão orientados pelo professor de Matemática. 

Quer saber mais sobre as Olimpíadas de Matemática?

Uma competição internacional: Canguru de Matemática

O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países. Ele teve origem na França, em 1991, e é administrado globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF). Atualmente, o Concurso vem sendo aplicado em mais de 80 países. No Brasil é realizado desde 2009. A Associação Canguru sem Fronteiras congrega personalidades do mundo da Matemática, que se reúnem anualmente para discutir o ensino da Matemática e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes. Há seis níveis de provas, que são aplicadas de acordo com a série do aluno. Para saber mais, clique aqui. 

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas - OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas - OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. Ela foi criada em 2005 e busca estimular e promover o estudo da matemática e incentivar o ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas. Para saber mais sobre a Olimpíada, clique aqui. 

Você sabia?

Algumas universidades disponibilizam, por meio de suas comissões julgadoras, vagas em cursos superiores mediante premiações recebidas pelos candidatos em olimpíadas nacionais ou internacionais. As vagas são destinadas a candidatos que conquistaram medalhas de ouro, prata ou bronze em olimpíadas e que se interessarem por essa modalidade de entrada. Um exemplo é Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Quer saber mais? Confira no link abaixo como foi o edital para essa modalidade no vestibular 2022.

Ingresso na Unicamp via Vagas Olímpicas

Compartilhe