Notícias

01 de dezembro de 2021

Live celebra ações de Voluntariado Pastoral e o lançamento do e-book Amizade Social

Um mundo onde o diferente seja valorizado, e que a humanidade não seja indiferente à dor do próximo, este é um dos sonhos do Lucas Teixeira, que há 5 anos estuda na Unidade Contagem, do Colégio Santo Agostinho, e que teve sua redação entre os textos publicados no e-book Amizade Social, lançado durante a live Sou + Voluntariado Pastoral, na noite de segunda-feira, dia 29 de novembro. 

Nosso objetivo é tornar o sonho do Lucas cada vez mais real. Durante a transmissão, apresentada pelas agentes de pastoral, Rayanee Hildete, alunos e ex-alunos celebraram conosco este compromisso de transformar realidades, por meio das ações de Voluntariado do Departamento de Evangelização Pastoral e Ações Sociais (DEPAS), de nossas Unidades do Colégio Santo Agostinho e das nossas obras sociais, para levar amor a quem mais precisa. Somos movidos pela empatia ao próximo por meio do Voluntariado. Essa é a nossa essência agostiniana. 

O Diretor de Ações Sociais e Pastoral, Clovis Oliveira, falou sobre a satisfação em valorizar a ação social e pastoral das Unidades e mostrar tantas ações que são desenvolvidas. E ressaltou a beleza dos depoimentos e do envolvimento dos estudantes. 

"As ações sociais e pastorais estão em um alto grau de prioridade para nós, porque elas fazem menção direta à nossa visão, aos nossos valores". 

Para Gabriel Colen, que estuda na Unidade Nova Lima, ter seu texto publicado foi uma oportunidade para partilhar com mais pessoas o conceito de Amizade Social, abordado pelo Papa Francisco na Encíclica Fratelli Tutti, e que traz à tona importantes questões como a intolerância, a negligência e o quanto afetam as pessoas. Para ele é fundamental desenvolver um senso crítico e evidenciar questões tão importantes.  

A situação de grupos vulneráveis como as pessoas em situação de rua, foram destacados na redação da Larissa Carvalho, 16 anos, estudante da Unidade Belo Horizonte, há nove anos. Em sua participação, pontuou que  "o Santo Agostinho é um Colégio que trabalha valores e o despertar da sensibilidade nos estudantes". E que ao escrever sobre o tema Amizade Social, quis deixar uma mensagem e uma reflexão para as pessoas. "Não quero sair da escola e perder a sensibilidade que aprendi com os professores, com meus colegas e com o mundo. É isso que eu quero levar do Santo Agostinho. É um sonho poder aplicar isso nas minhas relações fora do colégio, nesse mundo que eu ainda vou descobrir". 

Há três anos estudando na Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), o Lucas Passos, de 18 anos, se diz muito grato pelas experiências vivenciadas no ambiente escolar. "Meu sonho é que outros jovens possam ter acesso a uma escola como a Epsa, e a uma educação de qualidade, como tive a oportunidade até o momento, de experimentar. Uma educação que oferece mais caminhos e oportunidades para as pessoas". Em sua redação, destacou a importância da valorização da pluralidade da sociedade, e de se desenvolver habilidades para um convívio social com mais tolerância e empatia.  

Já o Lucas Teixeira, da Unidade Contagem, ressaltou a importância da relação e do convívio fraterno e, principalmente, da ressocialização das pessoas após o período de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19.  Para ele foi importante ressaltar o conceito de Amizade Social e de Cultura da Paz, e poder levar seu texto a um maior número de pessoas. 

No encerramento, O Frei Paulo Santos Gonçalves (Frei Paulinho), conduziu a bênção final, o momento de envio, dizendo sobre sua gratidão e alegria por ouvir a juventude que sonha e tem um futuro pela frente. E destacando três palavras muito importantes: 

Gratidão a quem faz o trabalho voluntário;solidariedade, que nos torna mais humanos; e afraternidade que, para nós cristãos, deve ser também entendida, como testemunho da fé. 

"Deus se faz nosso irmão no Cristo que passou a vida inteira sendo voluntário do Pai na nossa história, e hoje continua nos ensinando como voluntários nos nossos dias". 

O e-book A Amizade Social, com redações inspiradoras de nossos estudantes, sobre a convivência social, está disponível no botão abaixo. Confira! 

Botao-cliqueaqui.png

Assista ao vídeo da transmissão: 

Compartilhe