Notícias

25 de janeiro de 2024

Na Mídia l Entrevista para a Rede Minas

Termina hoje, 25 de janeiro, o prazo para os estudantes que fizeram o ENEM 2024 escolherem, por meio do Sistema de Seleção Unificada – SISU, os cursos universitários que desejam seguir. As vagas são ofertadas em instituições de educação pública em todo o país. 

Júlia Farnese, supervisora do Ensino Médio da Unidade Nova Lima, concedeu uma entrevista para o Jornal Minas 2ª Edição, da Rede Minas, dando algumas dicas para os estudantes que estão realizando a inscrição no SiSU. Maria Clara Pascholim, ex-aluna, também participou da entrevista compartilhando suas expectativas de aprovação. Veja aqui! 

NOTAS DE CORTE

O MEC divulga as notas que classificam os estudantes para cursos e universidades. A nota de corte é a pontuação mínima necessária para que um candidato seja selecionado em um processo seletivo ou seja, considerando o ENEM, as notas de corte representam o desempenho do último candidato dentro das vagas de determinado curso.

 Nossa ex-aluna, Maria Clara Paschoalim, é candidata para o curso de Engenharia de Produção. Ela conquistou uma excelente pontuação no ENEM (980 na Redação e 919,6 em Matemática), mérito de sua dedicação durante a Educação Básica, que a deixa bem próxima de conquistar a sua vaga na Universidade.

“Mesmo a minha nota tendo sido maior que a nota de corte esperada para o meu curso, a gente não sabe o que pode acontecer”, diz Maria Clara, consciente da possibilidade de variação no processo, em função das escolhas dos demais candidatos, que podem mudar de opção de curso e alterar as notas de corte parciais.

DICA DA ESPECIALISTA 

Os estudantes podem utilizar suas notas no ENEM 2024 para escolherem o curso e a universidade pública, no próprio estado ou fora dele. 

Neste momento, é muito importante utilizar uma boa estratégia para escolher a melhor opção. Júlia Farnese, supervisora pedagógica do Ensino Médio, deixa uma dica valiosa: “A escolha das duas vagas deve ser uma escolha por prioridade, daquele curso que seja realmente o desejo do jovem. Pode ser o mesmo curso em universidades diferentes ou o mesmo curso, na mesma universidade, em turnos diferentes.” 

E se não foi dessa vez a admissão para o curso tão sonhado, é possível fazer uma outra opção ou ainda, se inscrever em uma lista de espera. 

O mais importante é seguir o seu projeto de vida, que será o principal caminho entre “quem você é” e “quem você quer ser”. Esse é o planejamento que impulsiona sonhos pessoais, profissionais e para a vida em sociedade, contando para isso com todo o suporte pedagógico da escola.

CONHEÇA NOSSOS EX-ALUNOS QUE JÁ SÃO UNIVERSITÁRIOS 

Clique aqui e veja nossos ex-alunos que concluíram o Ensino Médio em 2023 e já iniciarão uma nova jornada, como estudantes universitários, em 2024.

 E AÍ, PASSOU? 

E você, ex-aluno do Colégio, é só clicar aqui e registrar a sua aprovação! Ficaremos felizes e orgulhosos com a sua conquista!

Compartilhe
Agendar Visita agendar visita