Notícias

05 de setembro de 2023

O voluntariado faz parte de nosso DNA e currículo escolar 

A responsabilidade social e a empatia são valores que estão presentes na formação dos nossos estudantes. Neste ano, somamos 15.642 horas de atuação em projetos sociais. São quase 800 estudantes voluntários espalhados pelas unidades do Colégio Santo Agostinho e na Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA). 
 
                                
Volunt-rio_CSA_EPSA1.jpeg

 
Não há idade para ser um voluntário. Prova disso é a estudante Luiza Wandermurem das Neves, do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Agostinho - Unidade Belo Horizonte, que aos 11 anos passou a fazer parte do programa de voluntariado da instituição. Para ela, ser parte do projeto é extremamente importante para a sua formação como ser humano. Luísa participa de um projeto voltado para visitas a lares de idosos. 

"Nas visitas a gente aprende muito sobre estar presente. A gente escuta, aprende a ouvir, a conversar e até mesmo a dançar, cantar e brincar para levar alegria a eles.  Eu gosto de fazer parte do voluntariado porque ele me ajuda a ser quem eu sou. Já faz parte de mim, já faz parte de tudo que acontece na minha formação, como pessoa, como estudante. Aprendemos muito a valorizar os pequenos momentos. É uma sensação excepcional. Só vindo para descobrir", conta. 

 


Somos uma das primeiras instituições de ensino em Minas Gerais a acrescentar o voluntariado como parte do currículo escolar e as horas de atividades são registradas no histórico dos estudantes. 
O programa de voluntariado é conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, que são ligados a três eixos de atuação: educação, ecologia integral e territorialidade, e tem um espaço estratégico e hoje conta com uma área institucional de Cidadania e Solidariedade com o foco no protagonismo por meio de uma formação integral (integrada, crítica e criativa), na realidade. Todo início de ano é feito a convocação de novos voluntários. Os pais são informados sobre a iniciativa e os programas desde a chegada ao Colégio. Em fevereiro, é feita a divulgação das inscrições para os interessados em fazer parte do programa e os trabalhos começam no mês de março. Podem se inscrever estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. 

Atualmente, nosso programa de voluntariado atende 21 instituições sociais. ❤️‍🔥 

"Queremos inserir os estudantes em diferentes realidades sociais: comunidades periféricas, instituições de cuidado a crianças e idosos, projetos socioambientais, coletas solidárias, campanhas de mobilização, para, a partir daí, transformá-las. Para isso, oferecemos uma jornada para transformar as pessoas que vão transformar o mundo. Essa diversidade de experiências nos faz entender o serviço voluntário como uma forma de educar para a participação cidadã na sociedade. Queremos que a partir desse conhecimento sobre a realidade do entorno em que estão inseridos, considerando o país, a cidade e o bairro, eles possam ser sensibilizados para ajudar a transformar vidas", destaca Jonathan Félix, Coordenador Institucional de Pastoralidade. 

Celebrando e reconhecendo este ato tão lindo e nobre, realizamos um momento superespecial para entregar os certificados de participação! 
Confira abaixo ⤵️

Compartilhe