Notícias

11 de maio de 2022

Sarau Literário dos estudantes do Ensino Médio

Os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, sob a orientação do professor Jean Otoni, organizaram o Sarau Literário intitulado Literatura e cultura no Brasil: identidades e fronteiras. Tal evento teve como objetivo comemorar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP (celebrado em 5 de maio).  Todo o trabalho se materializou na realização do evento promovido nos dias 03 e 04 de maio de 2022. Os estudantes manifestaram-se artisticamente e debruçaram-se sobre os aspectos do Romantismo, do Modernismo e sobre a jornada dos heróis clássicos e modernos.

Para desenvolver o projeto, foi preciso realizar o estudo aprofundado das obras literárias desses movimentos no Brasil. O evento contou com apresentações musicais, danças, encenações teatrais e declamações de poema.

Assim, no primeiro dia do sarau, o destaque foi para o Movimento Literário do Romantismo no Brasil que assumiu um significado secundário, de um movimento anticolonialista e antilusitano, de rejeição à literatura produzida na época colonial, aos modelos culturais portugueses. Por isso, a primeira geração romântica tinha a preocupação de garantir uma identidade nacional que nos separasse de Portugal, buscando, no passado histórico, elementos de origem nacional. A programação desse dia foi organizada a partir das três gerações de escritores românticos.

No dia 04 de maio, foi o momento de revisitar a Semana da Arte Moderna de 1922, que completa 100 anos. O trabalho partiu dessa importante manifestação artístico-cultural para introduzir o Modernismo e estabelecer conexões com as figuras heroicas que perpassam a literatura.

A realização desse Sarau Literário, em caráter celebrativo, promoveu o envolvimento e o desenvolvimento cultural dos estudantes, ampliando o seu repertório artístico, linguístico e literário.

Compartilhe