Notícias

18 de junho de 2021

SI@C: Amazônia e COPUOS

A Simulação Interna Agostiniana de Contagem traz para este ano dois comitês que estão distantes do ponto de vista geográfico, mas que se aproximam pelo grau de interesse geopolítico mundial e também pela necessidade presente e futura da preservação e conservação desses espaços geográfico e astronômico, respectivamente.

Na SIAC deste ano, os estudantes vão simular o comitê AMAZÔNIA e o comitê COPUOS.Trazer de maneira bem aberta o debate sobre o ambiente geográfico da Amazônia e o ambiente astronômico representado pela exploração mineral da Lua.

PNUMA: Cúpula da Amazônia

O Comitê SIAC AMAZÔNIA irá buscar soluções e garantias para a preservação desse sistema. Nesse contexto, serão debatidas as consequências que a falta de preservação pode trazer para o Brasil e para a humanidade e entender que estas podem ser devastadoras, impactando a qualidade do solo, a vegetação e a fauna da Amazônia, causando até mesmo efeitos com alcance global.

COPUOS: Exploração Lunar e Síndrome de Kesseler

Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS, na sigla em inglês) foi estabelecido em 1959 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Composto atualmente por 77 países, tem como principais objetivos promover a cooperação internacional em relação ao uso pacífico do espaço exterior; desenvolver programas, incentivar a pesquisa e a divulgação de informações em relação ao espaço; ajudar a solucionar problemas jurídicos decorrentes de sua exploração (UNITED NATIONS OFFICE FOR OUTER SPACE AFFAIRS, 2015).

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

ABERTURA:

  • 23 de setembro (quinta-feira, às 19h), pelo Youtube.

SIMULAÇÃO:

  • 24 de setembro (sexta-feira, das 8h às 17h), pelo Teams.
  • 25 de setembro (sábado, das 8h às 13h), pelo Teams.
Compartilhe