Trabalhos da Iniciação Científica, Tecnológica e Artística 2019








A Iniciação Científica, Tecnológica e Artística (ICTA) do Colégio Santo Agostinho – Contagem, uma das mais importantes vertentes do Programa 2ª Milha, tem como propósito oportunizar aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II a 3ª Série do Ensino Médio uma aproximação mais consistente da cultura acadêmica, tecnológica e artística, familiarizando-os com o modo científico de se produzir conhecimento. A ICTA vem se constituindo em uma experiência sistemática e aprofundada de se fazer pesquisa, num formato para além dos tradicionais trabalhos escolares. Confira abaixo vídeos de alguns projetos que foram apresentados em 2019:
Trabalhos da Iniciação Científica, Tecnológica e Artística (ICTA)2019:
1. Título: Jogos Digitais e Aprendizagem: uma análise do game Assassin’s Creed.
Estudante: Rafael Avidago.
Orientador: Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares.
2. Título: Transformação de Energia Mecânica em Energia Elétrica: Construção de um gerador de Van Der Graaff com materiais recicláveis.
Estudantes: Enzo de Souza Braz / Maria Eduarda Assis de Oliveira.
Orientadora: Angela Nunes Lopes.
3. Título: Transformação de energia mecânica em energia elétrica: Construção de eco dispositivos geradores de energia renovável.
Estudante: Maurício Lemos Buenos Fontes.
Orientadora: Angela Nunes Lopes.
4. Educação e exclusão financeira.
Estudante: Hannah Ely da Silva Carvalho.
Orientador: Anselmo Luiz Pereira Campos.
5. Análise do discurso publicitário: o que as campanhas vendem além do produto?
Estudante: Ana Clara Santos Reis.
Orientador: Daniel Macedo.
6. A Geometria analítica ao longo da história e suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade.
Estudante: Ana Luísa Reis Silva de Sena.
Orientadora: Danúbia Diniz Nantes.
7. Implicações do discurso chargístico de André Dahmer, do Jornal Folha de São Paulo.
Estudante: Gabriella Vitória de Souza.
Orientador: Denis Pereira de Andrade.
8. Reflexões filosóficas sobre as possíveis relações entre os conceitos da física contemporânea e o conceito de Deus para as religiões cristãs ocidentais.
Estudantes: Amanda Maia / Julia Viegas.
Orientador: Ivan Ponteio.
9. A redação do Enem: uma análise da correção nos anos de 2017 e 2018.
Estudantes: Arthur Motta Gouvea Bragança / Letícia Rodrigues Cardoso.
Orientador: Jean Santos Otoni.
10. A produção audiovisual independente no contexto atual, sua semelhança com o neorrealismo, o cinema novo e sua importância para construção da identidade nacional.
Estudantes: Patrícia Helmold / Pedro Rocha.
Orientadora: Mércia Costa.
11. Um canal de comunicação, interação, conscientização e prática pedagógica alicerçada pela tecnologia.
Estudantes: Diego Barros Belo / Eduarda Moreira.
Orientadora: Narla Patrícia Rocha.
12. Análise das manifestações de controle de massa pertencentes ao discurso religioso
Estudante: Giordano Miguel Debona Altoé.
Orientador: Rodrigo Moreno Ribeiro Silva.
13. O Segredo de Will Hunting: Análise do perfil neuropsicológico e os aspectos comportamentais do cérebro superdotado.
Estudantes: Bianca França / João Vitor Sabadine / Maria Luiza Nicácio
Orientadora: Sabrina Lopes de Lima.
14. Leonardo da Vinci: um ideal de artista.
Estudantes: Ágata Silva / Emanuelle Suziê.
Orientadora: Tai Nunes.
15. Leonardo da Vinci: a inspiração e a concepção do belo renascentista.
Estudantes: Bruna Simões e Cecília Lima.
Orientadora: Tai Nunes.
16. Tradução da tradição: a percepção dos povos de origem.
Estudantes: Ana Beatriz Habaeb Moreira / Gabriela Barbosa Gonçalves / Letícia Ferreira Vale / Renata Canuto Ferreira.
Orientador: Petrônio Alves Pereira.