Notícias

24 de março de 2023

Um dia sem sapatos 2023

Um Dia sem Sapatos 2023 será em 12 de abril, uma quarta-feira. O evento é a culminância de vários trabalhos que o antecedem, em que educadores, dentro de suas respectivas áreas, refletem sobre a desigualdade social e formas de superá-la, além de trabalharem a fraternidade e a compaixão. Assim, educamos o olhar de nossas crianças e jovens para que enxerguem, tal como Jesus, o outro necessitado e desenvolvam a compaixão e a misericórdia.  

Neste ano, o tema escolhido (“A compaixão brotará da planta dos seus pés e o serviço à humanidade estará no seu caminho”) dialoga com a Campanha da Fraternidade 2023 – Fraternidade e Fome. O cartaz alusivo a essa campanha traz o contorno do mapa do Brasil, “país considerado o celeiro do mundo, mas que carrega uma grande contradição: a fome é real e atinge hoje cerca de 33,1 milhões de Brasileiros. […] O arroz e o feijão, alimentos do povo, passam pelas mãos de homens e mulheres que sabem que a solução do problema da miséria e da fome não está somente nos recursos financeiros, mas na vida fraterna”. 

Como gesto concreto de nossa ação e sustentados pela bonita missão da Campanha Agostinianos contra a Fome, lançada em fevereiro, focaremos a doação de alimentos não perecíveis, a fim de atenuar a triste realidade de muitos em nosso país. Além disso, como sempre fizemos em edições anteriores, roupas, agasalhos e sapatos em bom estado de conservação também serão bem-vindos. 

Nosso objetivo é que a comunidade educativa, composta por estudantes, professores e famílias, relacione-se deliberadamente com o outro a partir da dimensão do cuidado, da solidariedade, da empatia e da compaixão. Incentivamos atos conscientes de acolhida e generosidade, tão urgentes num mundo em que se multiplicam atitudes e discursos de preconceitos, intolerâncias, descuido com os mais necessitados e com a nossa casa comum.

O convite à experiência de pôr os pés no chão é simbólico. Significa: colocar-se no lugar do outro; viver um gesto cidadão que mexe com sensações e sentimentos.

TV_CORPORATIVA_TEASER_DIA_SEM_SAPATOS_CSA_V2_REV09MAR2023.png

Gesto concreto: 

  • Em consonância com a Campanha Agostinianos contra a Fome, recolheremos, de 24 de março a 12 de abril, alimentos não perecíveis.
  • No dia 12 de abril, receberemos também doações de agasalhos, cobertores, roupas e calçados sem salto (tênis, chinelos, sandálias, sapatos) em bom estado de conservação. Os calçados devem estar amarrados, pois, caso contrário, perdem-se pares
  • Os pontos de coleta estão localizados nas portarias do Colégio.
  • Todas as doações serão encaminhadas para comunidades nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Chapada do Norte, em Minas Gerais, além de Fortaleza - CE, Rio de Janeiro - RJ, Bragança Paulista - SP e São Félix do Araguaia - MT.

Contribua! Ajude aqueles que têm fome!

Compartilhe
Agendar Visita agendar visita