Notícias

03 de setembro de 2021

Colégio Santo Agostinho Contagem participa de reabertura do Parque Fernão Dias

Nesta sexta-feira, aconteceu a solenidade de entrega da primeira etapa da reabertura do Parque Fernão Dias, agora reconhecido como Área de Preservação Ambiental - APA. O evento contou com a presença da prefeita de Contagem, Marília Campos, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do diretor do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard, da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, e do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.  Os estudantes do 7º ano, Giovana Reis e Pedro Queiroz, participaram, juntamente com o professor de Ciências, Moacir Moreira, representando o Colégio Santo Agostinho. 

O Colégio e seus estudantes sempre tiveram uma relação de proximidade e cuidado com a APA - Parque Fernão Dias. “Nas duas últimas décadas, a memória a qual o parque remetia era a de descuido e abandono do meio ambiente e de sua história. Foi percebendo isso que, em 2017, o Colégio Santo Agostinho Contagem resolveu fazer a diferença por meio do projeto Amigos do Parque em defesa da vida”, conta Giovana. 

O professor de Ciências, Moacir Moreira, foi o idealizador do projeto “Amigos do Parque em defesa da vida'', com o apoio do professor de Geografia, Matheus Leal. Devido à atuação fervorosa do professor Moacir, ele tornou-se conselheiro da APA (e o professor Matheus, suplente). Levou os alunos para conhecerem o espaço, contou a importância dele para a história da cidade e, a partir desse dia, deu início às ações do projeto, que também foram abraçadas pelos pais dos estudantes, através de um projeto interdisciplinar. Com a comunidade envolvida, a iniciativa ganhou força e corpo. 

“De repente, lá estava eu em uma reunião do conselho da APA e surgiu a notícia de que a Prefeitura de Contagem fechou uma parceria com o Governo do Estado para que o parque fosse revitalizado e reaberto. Isso significa dizer para esses meninos e meninas que abraçaram o projeto, que não desanimem dos seus sonhos. Demorou para que isso pudesse ser realizado; porém, hoje eu entro na live dos meus alunos do 2º ano do Ensino Médio e digo: olha, sabe aquele sonho nosso de cinco anos atrás? Ele está acontecendo, tornou-se verdade”, relata o professor de Ciências.

Durante a cerimônia, o estudante Pedro Sales Queiroz realizou um plantio de uma muda de árvore no parque, simbolizando todo o cuidado que o Colégio Santo Agostinho e a comunidade escolar tiveram com o espaço. “O Parque Fernão Dias é um lugar muito especial para todos nós e merece ser muito bem cuidado. Nós do Colégio vamos continuar com esse projeto e vamos ajudar no que for preciso para que este parque nunca mais seja abandonado”, enfatiza Pedro. 

Em seu discurso, Marília Campos ressaltou a importante atuação do Colégio em prol do espaço. “Somos gratos à toda escola, em especial ao professor Moacir, seus alunos, amigos e familiares que abraçaram esta causa e nos ajudaram a salvar a APA - Parque Fernão Dias”, disse.

Nesta primeira fase, a Prefeitura de Contagem e o IEF iniciaram as obras de reforma e realizaram a demolição de ruínas, limpeza e adequação dos espaços para possibilitar a reabertura e uso. Inicialmente, já foram investidos recursos para a recuperação da fachada principal, parte das quadras e dos espaços de convivência. 

As demais fases de reestruturação do parque dependem da liberação de verba já prevista.  A APA - Parque Fernão Dias abriga importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica e está localizada nos municípios de Contagem e Betim. Possui área de cerca de 984 mil metros quadrados de extensão, uma das maiores áreas verdes em região urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Inaugurado em 1980, o parque contava com 23 quadras poliesportivas, dois campos de futebol, playground, pista de bicicross, minicidade, mirante, trilhas, uma lagoa e quatro cursos d´água em seu interior. Também abrigava o único velódromo de Minas Gerais.

 

Compartilhe