O que são as Olimpíadas do Conhecimento?

As Olimpíadas do Conhecimento são competições escolares promovidas por diferentes instituições e compartilhadas pelo Colégio Santo Agostinho com o propósito de levar diferentes experiências de desenvolvimento e protagonismo aos nossos estudantes, fortalecendo várias das nossas metodologias de ensino-aprendizagem.

A iniciativa tem o propósito de trabalhar a resolução de problemas, realização de experimentos e promoções de debates que vão além daqueles propostos em sala de aula, dando a oportunidade de premiações serem direcionadas àqueles que se destacarem, enriquecendo o currículo e a experiência acadêmica do estudante.

Por que participar?

Aprimora o
desempenho escolar

Diante de novos desafios, o estudante aprofunda o seu conhecimento, indo além da rotina escolar.

Ampliam a visão de
mundo

As olimpíadas ampliam a visão do estudante, ao permitir que ele saia de sua zona de conforto e realize atividades fora do ambiente escolar, experimentando algo novo.

Preparo para as provas

As Olimpíadas permitem que o estudante esteja ainda mais preparado para encarar novos desafios, como provas e vestibulares.

Resolução de
problemas

Nas Olimpíadas, os estudantes são estimulados a resolverem problemas com criatividade, incentivando-os a estarem sempre procurando novos caminhos.

Bolsas de estudo

Diversas instituições oferecem oportunidades para bolsas de estudos dentro e fora do Brasil.

Trabalho em equipe

Diversas modalidades das Olimpíadas promovem o trabalho em equipe para a resolução de problemas que precisam ser solucionados.

Como se preparar

Olimpíadas em que participamos:

Olimpíada Brasileira de Biologia

A OBB - Olimpíada Brasileira de Biologia é um projeto organizado pelo Instituto Butantan com o intuito de promover e disseminar conhecimento nas áreas da Biologia e Ciência. Para este ano, o tema trabalhado será “Desafios e possibilidades na erradicação de doenças negligenciadas".

Inscrições até 01/03/2024
Ensino Médio
Nossos resultados

Concurso Canguru de Matemática

Competição internacional destinada aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio, o Concurso Canguru de Matemática é uma das maiores competições do mundo.

Inscrições até 01/03/2024
3º ano à 3ª série
Nossos resultados

OBMEP Mirim - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas

A Olimpíada Mirim - OBMEP tem como objetivos estimular o estudo da Matemática, melhorar a qualidade da educação básica, difundir a cultura matemática, identificar jovens talentos, aprimorar os professores das escolas públicas e promover a inclusão social através do conhecimento.

Inscrições encerradas!
5º ano
Nossos resultados

Olimpíada Nacional de Ciência (ONC)

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Olimpíada Nacional de Ciências visa despertar o interesse dos alunos e incentivar o ingresso nas áreas de tecnologia.

De abril a outubro
8ª série ao 3º ano
Nossos resultados

Concurso Canguru de Matemática

Competição internacional destinada aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio, o Concurso Canguru de Matemática é uma das maiores competições do mundo.

Inscrições encerradas!
3º ano à 3ª série
Nossos resultados

Olimpíada Brasileira de Cartografia

A principal finalidade da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) é disseminar a importância da Ciência Cartográfica, que é essencial e estratégica para o país, além de estimular a curiosidade e o interesse dos estudantes pela Cartografia, com enfoque no conhecimento espacial para a cidadania, por meio de desafiadoras atividades que promovem a aprendizagem. 

Março a novembro
9º ano EF à 3ª série EM

Olimpíada Nacional em História do Brasil

O projeto, realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é uma oportunidade para testar os conhecimentos históricos em equipe e aprimorar as habilidades na disciplina. A Olimpíada se inicia em 8 de maio e terá seis fases on-line, que incluirão questões de múltipla escolha e tarefas a serem realizadas. A final presencial ocorrerá nos dias 26 e 27 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP).

Março a agosto
8º ano EF à 3ª série EM

International Philosophy Olympiad (IPO)

A IPO é um evento global que conta com a participação de cerca de cinquenta países e recebe o apoio da UNESCO e da Federação Internacional de Sociedades de Filosofia. Sua 31ª edição será realizada em Olímpia, na Grécia, de 11 a 14 de maio de 2023. A seletiva nacional para o evento foi realizada em diversos estados da Federação, com o suporte institucional da Universidade Federal de Santa Maria e o apoio de diversas universidades e instituições de ensino brasileiras, incluindo a FAJE.

Março a Maio
Ensino Médio

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, a OBMEP é composta por alunos do 6° ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

Inscrições encerradas!
6ª série ao 3º ano

Olimpíadas da Água ALADYR

A olimpíada tem como objetivo conscientizar crianças e jovens sobre a importância da valorização da água e de efluentes por meio da integração de tecnologias de dessalinização, reúso e tratamento, para que, cada dia mais, cidadãos se comprometam com a gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos.

De agosto a setembro
Estudantes de 10 a 14 anos.

Sapientia - Olimpíada do Futuro

A Sapientia é a primeira olimpíada a fomentar a produção de projetos que impactem de forma positiva e efetiva a sociedade civil do nosso país. As ideias propostas pelos alunos são avaliadas pelo grau de inovação, impacto socioambiental e factibilidade de implantação da proposta. A olimpíada aborda as disciplinas estudadas em sala de aula a partir de uma perspectiva conectada às questões do nosso tempo.

De abril a novembro
9º ano à 3ª série

Olimpíada de Geografia e Ciências da Terra

Na competição, os estudantes demonstram a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo-se com o dualismo geografia física x geografia humana.

De julho a novembro
9º ano à 3ª série

Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

Evento inteiramente experimental e aberto para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano e consiste em construir e lançar foguetes, premiando os melhores do evento.

De abril a maio

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Evento nacional realizado entre escolas brasileiras desde 1998, a OBA é um evento aberto, realizado entre estudantes do ensino fundamental e médio em fase única.

De abril a setembro
8ª série ao 3º ano

Olimpíada Brasileira de Física (OBF)

Destinada a estudantes do 8° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, a Olimpíada Brasileira de Física é um evento que conta com três fases para estudantes de todo o Brasil.

De setembro a dezembro
Agendar Visita agendar visita