Para além de uma educação que forma cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, buscamos exercitar nos estudantes, diariamente, atitudes empáticas.
Além da formação para professores, os pais recebem orientações para conduzir os filhos de modo a estabelecerem relações mais humanas e, assim, contribuírem para um ambiente escolar saudável e ético.
Semanalmente, os alunos dos 6º e 7º anos participam da aula do Programa de Convivência Ética (PCE).
Durante as aulas, os alunos realizam assembleias e vivenciam dinâmicas que têm como princípio básico o diálogo e que possibilitam o conhecimento do processo de transformação necessário para que eles possam conhecer e respeitar a si mesmo e ao outro.
Para exercer sua função, o professor tutor participou de encontros para planejamento e organização com a equipe de pesquisadores da Unesp, da Unicamp e do GEPEM.
Além dos encontros realizados, especificamente, para eles, os tutores participaram ainda, juntamente com a equipe do seu segmento, de outro encontro de formação, promovido no Colégio, com o objetivo de refletir sobre temas relacionados à Convivência Ética.
Em outras séries, o programa de Convivência ética é abordado no currículo de maneira transversal ou nas temáticas que englobam o Projeto de Vida. Assim, os professores abordam conteúdos que desenvolvem a autonomia moral e que fomentem a Cultura da Paz.
O Colégio Santo Agostinho reafirma seu compromisso em criar um ambiente escolar seguro e acolhedor, por meio da promoção de ações que estimulem a convivência harmoniosa entre seus alunos.