VOOU

20 de dezembro de 2019

Promover um ensino inovador e posicionar os nossos estudantes como protagonistas de suas vidas faz parte das premissas que norteiam a proposta pedagógica do Colégio Santo Agostinho. Por isto, em 2020, teremos módulos formativos, com 2 horas semanais, para os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

Esta proposta é mais uma inovação que apresentamos para os nossos alunos levantarem voo, irem mais longe e alcançarem novas conquistas!

  

COMO FUNCIONA

Além das disciplinas regulares, os estudantes escolherão um módulo formativo por semestre, com temas interdisciplinares com os quais tenham mais afinidade ou interesse. Isso garante uma vivência cada vez mais coerente com a realidade contemporânea, permite que eles tenham experiências alinhadas aos seus desejos e anseios, consolidando uma formação pessoal, profissional e cidadã.

banner-habilidades-voou-csa.jpg

 

MÓDULOS FORMATIVOS


Módulos que serão oferecidos para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio

 
foguete.jpgSelfie em Construção

Identidade, arte e projeto de vida

O que você sente quando vê sua imagem refletida no espelho ou registrada pelo celular numa selfie? Como seria se pudesse atravessar o espelho e ver o que existe dentro dele? A ideia do módulo Selfie em Construção é esta: compor um indivíduo que procura enxergar a si mesmo e compreender seu lugar no mundo a partir das lentes dos princípios éticos, democráticos e de respeito à diversidade e aos direitos humanos. Nessas descobertas, a arte será o guia. Uma oportunidade para que o estudante possa refletir sobre o seu projeto de vida, carreira e se projete no mundo do trabalho.

 

foguete.jpgMídia, Esporte e Sociedade

Análise e produção de mídia audiovisual

O que está por trás de cada vídeo que você assiste? Como ele impacta o seu modo de ser e viver? Neste módulo, o estudante poderá conhecer melhor o universo midiático, desenvolver a capacidade de analisar como é a produção de discursos de diferentes temas e ter domínio sobre recursos de criação de conteúdos audiovisuais que possibilitarão que ele produza o seu próprio curta-metragem. Tudo isso por meio da análise do esporte - compreendido como um fenômeno complexo e de extensões planetárias - atravessado pelo discurso midiático, considerando recortes políticos, sociais, econômicos, dentre outros.

 

foguete.jpgCiência no Esporte

Alimentação, metabolismo e adaptações fisiológicas

Quais são as modificações do corpo em diferentes atividades físicas? Qual o tipo ideal de exercício para ganho de massa muscular ou perda de gordura? Existe uma alimentação ideal antes e depois da atividade física? Este módulo formativo auxiliará o estudante a interpretar textos de divulgação científica disponíveis em diferentes mídias, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações, avaliar estudos de caso, levantar hipóteses, solucionar problemas. Serão investigadas as adaptações da máquina humana e como a alimentação adequada pode ser responsável por uma maior eficiência energética e melhores resultados físicos.

  

foguete.jpgPrática Socioambiental

Da investigação à ação

Você se preocupa com o futuro do planeta? O poder de consumo norteia o estilo de vida/cultura da maioria das pessoas, sendo considerado como “valor” primordial da vida. Como consequência, problemas sociais e ambientais são criados, inviabilizando a existência de diversas espécies, senão todas, no presente e em um futuro próximo. Neste módulo formativo será possível analisar e avaliar criticamente as relações das sociedades com a natureza e seus impactos econômicos, sociais e ambientais, com vistas à proposição de soluções de soluções e realização de ações que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.

  

foguete.jpgEducação Financeira

Conhecimentos para planejamento financeiro

Já pensou criticamente sobre o papel do dinheiro em sua vida? Entende o que é e como funciona o mercado financeiro? A diferença entre preço e valor faz sentido para você? Bolsa de valores, commodities, ações, títulos da dívida pública, fundos imobiliários, tudo isso será ofertado nesta disciplina de forma simples e direta. Os estudantes poderão apropriar-se de conhecimentos e experiências que possibilitem escolhas alinhadas ao projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. O estudante será capaz de interpretar criticamente situações econômicas e sociais, e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos.

  

foguete.jpgJustiça e Responsabilidade

Black Mirror, Quadrinhos e Distopias

Quadrinhos, séries da Netflix e pensamento político. Qual a relação entre "Black Mirror" e os conceitos fundamentais da Ciência Política? Este módulo irá analisar, por exemplo, a relação entre quadrinhos e o pensamento de Santo Agostinho ou textos clássicos de Franz Kafka (em quadrinhos) relacionados com os fundamentos de uma distopia política. O módulo pretende desenvolver a curiosidade intelectual, a capacidade de análise crítica, o poder de investigação, de reflexão e de análise. Além de fomentar a imaginação, o senso de justiça e a criatividade, a partir de fontes primárias curiosas e instigantes.

  

foguete.jpgMúsica, Política e Sociedade

Uma abordagem do Brasil Republicano por meio da música popular

Sem dúvidas, a música faz parte do dia a dia de todos. E muitas delas tentam retratar nas letras a realidade do Brasil. Você acredita que o nosso país é justo e considera importante discutir ética, democracia e direitos humanos para o crescimento da sociedade brasileira? Tem interesse em política e deseja construir uma visão própria sobre a política brasileira? Este módulo propõe um mergulho no universo da música popular brasileira e uma leitura do Brasil em múltiplas dimensões e pluralidades. Do samba ao sertanejo; da MPB ao funk; da bossa nova ao rap: múltiplos repertórios para ampliar o olhar sobre essa complexa imensidão que é o Brasil.

  

foguete.jpgVida ao Ar Livre

Educação por meio da experiência

Você vislumbra um modelo de educação ao ar livre? Este módulo propõe a prática enquanto aprendizado, atividades junto à natureza com foco no desenvolvimento pessoal e, ao final, um acampamento para que o estudante possa desfrutar de todo o conhecimento adquirido. De forma progressiva e atrativa, o percurso levará o estudante ao exercício da curiosidade intelectual e à abordagem própria das ciências, por meio da investigação, da reflexão, da análise crítica, da imaginação e da criatividade. Assim, poderá compreender fenômenos da natureza, exercitar técnicas de orientação, manuseio de ferramentas, raciocínio analítico, técnicas de sobrevivência, nós e amarras, jogos de aventura, exercitar vida em equipe e muito mais.

   

 


PERGUNTAS E RESPOSTAS

Olá! Você quer saber mais sobre o VOOU?

Veja abaixo algumas perguntas e respostas que podem auxiliar nessa jornada.

- O que é o VOOU?

O VOOU é uma proposta inovadora do Colégio Santo Agostinho. Por meio do VOOU, são oferecidos módulos formativos interdisciplinares para os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.  Além das disciplinas regulares, os estudantes escolhem um módulo formativo para cursarem, por semestre. Os estudantes podem optar por temas com os quais tenham mais afinidade ou interesse.

Isso garante uma vivência cada vez mais coerente com a realidade contemporânea, permite que tenham experiências alinhadas aos seus desejos e anseios, consolidando uma formação pessoal, profissional e cidadã.

Além disso, o VOOU antecipa uma definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevista para ser implementada em 2021. O Novo Ensino Médio deverá ter duas partes integradas: uma comum e uma outra diversificada, ambas para todos os estudantes e instituições de ensino do país. Na parte diversificada estão os Itinerários Formativos, cuja matriz prevê o exercício de habilidades distribuídas em quatro eixos estruturantes: mediação e intervenção sociocultural; investigação científica; processos criativos e empreendedorismo.

Nossos módulos formativos já foram desenvolvidos a partir das competências previstas pela BNCC, abordando as habilidades dos quatro eixos estruturantes dos Itinerários Formativos. Assim, os módulos formativos se tornam o primeiro passo para implementar gradativamente os futuros Itinerários Formativos da BNCC. Essa será a nossa decolagem para o VOOU. Continuaremos inovando com a adequação curricular, sempre em conformidade com as diretrizes da BNCC e da legislação que trata do Novo Ensino Médio.


- Quem deve participar do VOOU?

Estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das quatro unidades do Colégio Santo Agostinho.

 

- Quantos módulos formativos o estudante deverá cursar?

O estudante deverá cursar um módulo formativo por semestre letivo.

 

- A participação dos estudantes é obrigatória?

Sim, cada estudante da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio deve, obrigatoriamente, cursar um módulo formativo por semestre.

 

- Quantas horas/aula terá cada módulo formativo?

Cada módulo formativo terá 36 horas/aula, sendo duas horas/aula por semana.

 

- Quais serão os dias e horários das aulas dos módulos formativos?

No Colégio Santo Agostinho Contagem, os módulos formativos serão sempre às quartas-feiras, no turno da tarde, de 13h50 às 15h30.

 

- Os estudantes serão avaliados?

Sim, a avaliação dos módulos formativos será semestral, com valor de 100 (cem) pontos. A cada atividade avaliada, o aluno que não alcançar o aproveitamento mínimo (60%) terá a oportunidade de refazê-la sob a orientação do professor mediador.

 

- Será exigida frequência nas aulas dos módulos formativos?

Sim, será aprovado, ao final de cada semestre, em cada módulo formativo, o aluno que obtiver a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas.

 

- Quantos estudantes estarão em cada turma dos módulos formativos?

No Colégio Santo Agostinho Contagem, as turmas terão no mínimo 25 e no máximo 30 estudantes.

 

- Os estudantes receberão certificados de conclusão dos módulos formativos?

Sim, ao final de cada módulo, caso atenda aos requisitos necessários citados acima, o estudante irá receber um certificado atestando a conclusão do módulo formativo. Lembrando ainda que os módulos farão parte da grade curricular e também constarão no histórico do estudante.

 

Acompanhe a nossa página para ficar por dentro das novas informações!

#EuVoueVoo

  

Compartilhe: